Notícias

Outubro Rosa: momentos de beleza para mulheres na US de Ilhas das Caieiras

Publicada em 19/10/2019, às 20h05 | Atualizada em 21/10/2019, às 11h49

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Projeto Borboletas
Oficina de beleza do projeto Borboletas na US de Ilha das Caieiras no Outubro Rosa
Mulheres de todas as idades participaram da oficina de beleza na US da Ilha das Caieiras
Projeto Borboletas
Iohana Kroehling faz palestra para cerca de 60 mulheres sobre prevenção do câncer de mama na US de ilha das Caieiras
O sábado teve palestra, troca de experiências e cuidados com a pele para cerca de 60 mulheres

A cor rosa dominou a Unidade de Saúde (US) de Ilha das Caieiras neste sábado (19), chamando a atenção da comunidade para a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Especialmente para as mulheres, foram realizadas palestra, oficina de beleza e distribuição de brindes pelas voluntárias do Projeto Borboletas.

O dia especial integra a programação do Outubro Rosa, realizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em toda a capital. Desta vez, a movimentação na unidade estava ainda maior, devido à campanha de vacinação contra sarampo, que acontece simultaneamente em todo País.

"Criamos uma programação para toda a família, com apresentações culturais, recreação para crianças e palestras para atingirmos os dois principais objetivos: ampliar a nossa cobertura vacinal e conscientizar as mulheres para os cuidados em saúde, especialmente para o diagnóstico precoce do câncer", explicou a diretora da unidade, Monique Coelho Campos. [q]

A cor da alegria

A estratégia foi elogiada por Maria da Penha Fraga, que participou da palestra sobre a prevenção do câncer de mama junto com outras 60 mulheres. "A unidade hoje está uma festa, essa cor rosa é uma alegria só ! Queria que mais famílias pudessem estar aqui, cuidando da saúde e aprendendo coisas novas", disse.

A programação emocionou Rita Aparecida de Oliveira, que recebeu o diagnóstico da doença em estágio inicial, fez todo o tratamento, incluindo cirurgia e outros procedimentos, pelo SUS e hoje se sente feliz e saudável. "Eu e Mariley somos a prova de que podemos vencer a doença e levar uma vida normal e feliz. Só precisamos fazer os exames direitinho e ter fé, que tudo vai ficar bem", disse, ao lado da filha, também em tratamento contra o câncer de mama.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, participou da programação. "O objetivo das ações em toda a cidade é fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde", disse.

Projeto Borboletas
Rita Aparecida de Oliveira e a filha, Mariley, pacientes de câncer de mama, na oficina de beleza
Rita e Mariley Aparecida ficaram emocionadas com as atividades do Projeto Borboletas
Projeto Borboletas
Maria da Penha Fraga ganhou um brinde na oficina de beleza na US Ilha das Caieiras no Outubro Rosa
Maria da Penha Fraga queria que mais famílias participassem das atividades do Outubro Rosa

Projeto Borboletas

Criado há apenas dois meses, o projeto realiza oficinas de beleza e compartilhamento de experiências entre mulheres que já tiveram câncer ou que estejam em tratamento. Através dos cuidados da pele e maquiagem, o projeto trabalha a autoestima das mulheres, além de proporcionar momentos de bate papo e troca de experiências.

"Queremos que as mulheres percebam que o diagnóstico do câncer e o tratamento não são o fim. O tratamento é como o casulo, onde a lagarta se sente aprisionada. Elas precisam acreditar que terão um novo começo ao sair do casulo. Serão borboletas, lindas, que poderão voar e espalhar alegria e vida por onde passarem", explica a idealizadora do projeto, Iohana Kroehling.

Projeto Borboletas
A secretária Cátia Lisboa e as voluntárias do Projeto Borboletas na US de Ilha das Caieiras no Outubro Rosa
A secretária Cátia Lisboa prestigiou os trabalhos deste sábado na US da Ilha das Caieiras
Projeto Borboletas
Voluntárias do projeto Borboletas e mulheres usuárias da US de Ilha das Caieiras em ação pelo Outubro Rosa
Voluntárias do Projeto Borboletas levaram palestra motivacional e oficina de beleza para mulheres

Voltar ao topo da página