Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Olhar Neurodiverso revela o poder criativo da diferença na Biblioteca Adelpho Poli Monjardim

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Obra da série F alguma coisa - Demais, do artista Max dos Santos.
Obra da série F alguma coisa - Demais, do artista Max dos Santos.

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim abre suas instalações para um novo modo de ver o mundo. A partir da próxima quinta-feira (16), a exposição "Olhar Neurodiverso" convida o público a mergulhar nas cores, texturas e sentimentos que brotam da mente e do coração de artistas neurodivergentes, das 17 às 19 horas. Nos demais dias, a visitação, que é gratuita, seguirá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Durante dois meses, até 15 de dezembro de 2025, o casarão histórico da Rua Muniz Freire se transformará em galeria viva; um espaço de encontro entre arte, sensibilidade e diversidade.

A mostra exibirá pinturas, desenhos, instalações e esculturas, expressões múltiplas que traduzem um mesmo desejo: ampliar o olhar sobre as diferentes formas de existir e criar.

O projeto é idealizado pelo Coletivo Atipicamente, formado por nove artistas, em sua maioria estudantes do Centro de Artes da Ufes, que compartilham condições neurológicas como autismo, TDAH e dislexia.

Foto Divulgação
Obra Olhar entre cores, da artista Maria Gabriele Cecile Santana.
Obra Olhar entre cores, da artista Maria Gabriele Cecile Santana. (ampliar)

Mais do que uma exposição, "Olhar Neurodiverso" é um convite à empatia. Cada obra carrega um fragmento de um universo particular, revelando que a arte é também um idioma inclusivo, capaz de falar ao coração mesmo quando as palavras se perdem.

A exposição, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura, marca um novo momento na trajetória do Coletivo, criado em 2023 e já com passagens pelo Ifes Serra, Assembleia Legislativa do Espírito Santo e Biblioteca Central da Ufes. Essa é a primeira vez que o grupo é contemplado em um edital de fomento.

Acessibilidade

No local, o público contará com audiodescrição, peças táteis e intérpretes de Libras em vídeo, garantindo o acesso a diferentes formas de percepção e comunicação.

Grupos e escolas podem agendar visitas mediadas pelo e-mail coletivoatipicamente@gmail.com.

Serviço
Exposição "Olhar Neurodiverso"
Abertura: quinta-feira (16), das 17 às 19 horas.
Visitação: de 16/10 a 15/12/2025, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Rua Muniz Freire, 23 (Casarão Cerqueira Lima) - Cidade Alta - Centro Histórico de Vitória.
Agendamento de visitas em grupo: coletivoatipicamente@gmail.com.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa livre.