Oficina de tranças e turbantes no Circuito Cultural no mês da consciência negra
Publicada em
Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi
Sérgio Cardoso
Participantes poderão aprender a fazer tranças na oficina do Circuito Cultural
O Circuito Cultural de Vitória oferece nesta terça-feira (19) oficina de tranças e turbantes em dois horários, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Ilha das Caieiras. A oficina é gratuita.
O turbante afro e as tranças afro remetem à valorização da estética, identidade e história negras. Estava ligado ao significado de elevação espiritual e identificação de classe social. Ambos trazem o reconhecimento e a luta dos negros. A oficina tem como objetivo a preservação da cultura e dos valores culturais e históricos do negro no Brasil.
O Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realizou ao longo de novembro uma programação especial voltada ao mês da consciência negra. O encerramento da programação será na quarta-feira (20), às 14 horas, com apresentações culturais diversas dos diversos núcleos do Circuito Cultural.
Exposição fotográfica
Até 9 de dezembro, o público pode ainda conferir no CEU a exposição fotográfica "Eu? Pretx!", dos diretores de fotografia Patrícia Borges e Stel Miranda. Os fotógrafos retrataram modelos negros em situações que evidenciam a poesia de seus cotidianos, de forma a valorizar seus traços, beleza e cultura. As fotos ficam em exposição até o dia 9 de dezembro.
Serviço Oficina de tranças e turbantes do Circuito Cultural Quando: 19 de novembro (terça-feira), às 8h30 e às 13h30 Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita