Na próxima quarta-feira (10), às 19 horas, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que fica no Centro Histórico de Vitória, abre suas portas para quem deseja mergulhar no universo da poesia e do livro artesanal com a "Oficina de criação poética e produção de Zines". A ação, do projeto Viagem pela Literatura, será conduzida pelo escritor, fanzineiro e livreiro capixaba, Henrique Pariz.
A proposta é simples, mas cheia de encantamento: conhecer a trajetória dos fanzines (publicações independentes que chegaram ao Brasil na metade do século passado e marcaram gerações de poetas) e, em seguida, criar um livro próprio, único, feito à mão.
Costura, colagem, encadernação ou dobradura; cada participante poderá dar forma ao seu próprio gesto criativo, transformando lembranças, poemas, crônicas e diários em um objeto literário singular.
"Acredito no poder da literatura como espaço de encontro entre vozes, vivências e afetos. Mais do que aprender técnicas, a oficina é um convite à liberdade e à democratização do livro", declarou Henrique.
"Trabalhar a literatura é entrelaçar as vivências de cada participante permitindo que cada voz encontre sua forma impressa no papel", finalizou o escritor.
Serviço Oficina de criação poética e produção de Zines com Henrique Pariz. Quando: quarta-feira (10), às 19 horas. Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim (Casarão Cerqueira Lima) - Rua Muniz Freire, 23 - Centro Histórico de Vitória, Cidade Alta. Inscrições: bibliotecamunicipal@vitoria.es.gov.br. Classificação indicativa: 16 anos. Entrada gratuita.