Notícias

Odomodê promove oficina de brincos com bate-papo sobre câncer de mama

Publicada em 16/10/2019, às 09h27

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Karolyne Oliveira


Divulgação Semcid
Oficina de brincos
Oficina de brincos incentivou o empreendedorismo e a geração de renda entre os participantes (ampliar)
Divulgação Semcid
Oficina de brincos
Jovens do Odomodê aprenderam técnicas e conheceram materiais para usar na confecção dos brincos (ampliar)

O Núcleo Afro Odomodê realizou uma oficina de brincos e acessórios nos bairros Alagoano e Caratoíra para jovens de 15 a 29 anos. Durante a atividade, aconteceu mais uma edição do projeto "Vivências", com o tema Outubro Rosa, que é o mês de conscientização para prevenção do câncer de mama.

O objetivo da oficina foi trabalhar a identidade e o empoderamento, além de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde Ariovaldo Favalessa.

A atividade tratou da relevância do artesanato, especificamente a história dos brincos, trabalhando a sua simbologia no continente africano.

Bate-papo

Também durante a oficina, aconteceu um bate-papo sobre a prevenção do câncer de mama, buscando a conscientização dos jovens sobre o autoexame e outras questões de cuidados com a saúde, como exames preventivos e gestação.

A orientadora social Raffaella Passos, facilitadora da oficina, conta como foram trabalhados os diversos elementos. "Mostramos os diversos materiais possíveis para fazer os brincos, incluindo o que costumamos encontrar em casa, como retalhos de roupas, tipos de papéis reciclados, caixa de leite e peças de brincos", disse.

Segundo ela, "o diálogo sobre o Outubro Rosa foi bastante rico, pois os jovens puderam tirar dúvidas sobre a prevenção do câncer de mama e também sobre diversos outros temas de cuidado com a saúde reprodutiva, não só feminina, mas também masculina".


Voltar ao topo da página