Notícias

Obras de engordamento na praia de Camburi já estão 35% concluídas

Publicada em 21/05/2020, às 13h48

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Diego Alves
Engordamento da praia de Camburi
Praia de Camburi já começa a ganhar novo visual com a ampliação da faixa de areia (ampliar)
Diego Alves
Engordamento da praia de Camburi
Areia da praia que foi dragada é movimentada por tratores (ampliar)

As obras de ampliação da faixa de areia da Praia de Camburi já estão 35% concluídas. A expectativa da Prefeitura de Vitória é de que até segunda-feira (25) a intervenção ultrapasse a marca de 50%.

O engordamento acontece entre a Ilha do Socó e o píer de Iemanjá, numa extensão de 1.180 metros. O trabalho da empresa é feito 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. A largura da praia será de 59,1 metros.

Na Curva da Jurema, as obras aconteceram mais rápido do que o previsto, iniciando no dia 11 de maio e terminando no último sábado (16), numa extensão de 430 metros da praia, que agora chega a quase 40 metros de largura.

"Essa obra gera mais turismo, mais emprego, mais trabalho e mais lazer para quando nós tivermos o fim da epidemia e tivermos que reiniciar as atividades econômicas com força na cidade. Isso vai ajudar muito as rendas das famílias e também ao melhor lazer e um futuro verão do ano que vem com muito mais conforto e beleza nas praias da Curva da Jurema e Camburi, onde a erosão estava destruindo a praia", explicou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"O processo em Camburi será o mesmo feito na Curva da Jurema, com a draga autotransportadora retirando o material submerso em duas jazidas licenciadas, localizadas entre a Ilha do Boi e o Morro do Moreno", disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho.

Dragagem

Nos dois locais, estão sendo utilizados, aproximadamente, 290.000,00 m³ de sedimentos compatíveis (areia) com a praia nativa. Esse sedimento dragado é bombeado por meio de uma tubulação de recalque flutuante de até 2 mil metros.

A areia na praia é movimentada por equipamentos de terraplenagem, como tratores esteiras e escavadeiras hidráulicas.

"O engordamento das praias é feito por meio da dragagem e em conformação de um aterro hidráulico. Com essa obra, daremos maior espaço para os usuários e maior proteção aos quiosques e restauramos o ambiente praial. A recomposição da praia permitirá o plantio de restinga em toda a extensão da orla, para mitigar o processo erosivo no local e melhorar a qualidade ambiental da cidade", explicou Ademir.

Wilbert Suave
Praia da Curva da Jurema após a obra de engordamento
Obras de engordamento da Curva da Jurema já foram concluídas (ampliar)
Wilbert Suave
Praia da Curva da Jurema após a obra de engordamento
Novo visual vai aumentar lazer e turismo na Curva da Jurema (ampliar)

Voltar ao topo da página