Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Núcleo dos Ícones Capixabas expõe produção na Feira ArteSanto

Publicada em 02/11/2019, às 07h00

Por Ricardo Aiolfi (rabarone@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação – Circuito Cultural

Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba do Circuito Cultural

Produtos do Núcleo dos Ícones Capixabas representam a identidade da cultura local

Peças de artesanato produzidas nas oficinas do Núcleo Produtivo do Circuito Cultural vão ser expostas deste sábado (2) a 10 de novembro na Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), que ocorre na Praça do Papa.

Um estande vai reunir as peças de confecção artesanal elaboradas no Núcleo e que representam a identidade da cultura capixaba.

Na 7ª edição, a ArteSanto contará com 215 artesãos capixabas. Ao todo, a feira vai reunir 500 expositores de diferentes regiões do País. Entre os produtos que o Núcleo dos Ícones Capixabas vai expor, estão o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor e casaca.

A coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo, avaliou que o estande na feira é um reconhecimento ao trabalho realizado no local.

"A gente trabalha a questão da identidade local pelo viés do artesanato, do objeto decorativo e utilitário, agregando valor tanto na questão da sustentabilidade com materiais reciclados, como também nas tradições. Esse estande só confirma que a gente está no caminho certo", comemorou a coordenadora.

Núcleo

Divulgação – Circuito Cultural

Artesã Jupiara Silva e mestres José  Roberto e Domingos Teixeira

Artesã Jupiara Silva e mestres José Roberto e Domingos Teixeira

O Núcleo Produtivo faz parte do Circuito Cultural de Vitória, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade.

As aulas propõem o ensino e a produção desses produtos em formato de souvenirs utilitários.

Feira

A ArteSanto ocorre de 2 a 10 de novembro. De segunda a sexta-feira, o evento funciona das 16 às 22 horas, enquanto nos sábados e domingos, das 10 às 22 horas, exceto no último dia da feira, que será às 21 horas. O estacionamento e a entrada são gratuitos.

Circuito Cultural

O projeto Circuito Cultural oferece aos munícipes a oportunidade de conhecer os fundamentos de manifestações artísticas e culturais, por meio de diferentes linguagens e expressões culturais: artesanato, audiovisual, artes plásticas, cultura popular, dança, história, literatura, música, teatro, entre outras.

Serviço
7ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto)
Quando: de 2 a 10 de novembro
Horários: Segunda a sexta, das 16 às 22 horas. Aos sábados e domingos das 10 às 22 horas (*exceto no último domingo, que vai até 21 horas).
Local: Praça do Papa – Av. Nossa Senhora dos Navegantes S/N, Vitória
Classificação indicativa: livre

Estacionamento e entrada gratuitos


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site