Notícias

Novos membros tomam posse no Conselho Municipal de Saúde de Vitória

Publicada em 05/09/2019, às 18h50

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Posse do conselho de saúde - Dario
Cerimônia de posse dos conselheiros de saúde aconteceu na sala anexa ao gabinete do prefeito (ampliar)
Diego Alves
Posse do conselho de saúde - Dario
Conselheiros têm a responsabilidade de atuar na avaliação, formulação, proposição e execução nas ações na área da saúde (ampliar)

Na noite dessa quarta-feira (4), tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, para o biênio 2019/2021. A cerimônia contou com a presença de novos e antigos conselheiros e lideranças comunitárias.

Na cerimônia, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância dos conselhos para a cidade, lembrando que, atualmente, a capital possui cerca de 3 mil conselheiros em diferentes áreas, como educação, meio ambiente, cultura, além da saúde.

"O conselho é o local da pluralidade, das visões diferenciadas sobre a mesma cena, e isso enriquece a visão da gestão. Nosso governo preza pela gestão compartilhada, onde todos somos prefeitos e trabalhamos para melhorar a prestação dos serviços”, afirma.

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, lembrou que os conselhos de saúde são espaços de diálogo e ações resolutivas para a saúde da população. "Nós vencemos muitas barreiras porque estamos comprometidos com soluções, porque sabemos onde queremos chegar. O conselho que passou mostrou o quanto é maduro na discussão da política pública de saúde para o coletivo. E esperamos que nos próximos anos possamos fortalecer ainda mais o SUS em Vitória”, disse.

Um dos novos membros do conselho, Dário Coelho elogiou o fato de Vitória investir na saúde plena das pessoas. “Esse é um município que trabalha na saúde integral dos seus moradores, considerando a assistência social, o esporte, o lazer. Temos certeza de que podemos melhorar ainda mais em outros espaços também”, declara.

Composição

O Conselho Municipal de Saúde de Vitória é constituído por 32 membros, sendo 16 titulares e 16 suplentes. 16 deles representam os usuários do sistema de saúde. Oito representam os trabalhadores de saúde. Os demais membros representam o governo e os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os conselheiros têm a responsabilidade de atuar na avaliação, formulação, proposição e execução nas ações na área da saúde do controle social no município.


Voltar ao topo da página