Imprensa
Natal sem sustos: Procon Vitória orienta como decorar, montar a ceia e comprar com segurança
Publicada em | Atualizada em
Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com o mês de dezembro chegando, os lares brasileiros começam a se transformar: luzes piscantes, guirlandas nas portas, árvores enfeitadas e o aroma inconfundível de panetone no ar. Já é possível observar o espírito natalino no interior das grandes lojas e em breve nas ruas e carrinhos de compras.
Para garantir uma celebração bonita, saborosa e sem dores de cabeça, o Procon Vitória preparou dicas para planejar com antecedência, tanto na decoração quanto na ceia, e curtir bem o momento entre amigos e familiares. Veja abaixo as recomendações que foram preparadas pelo órgão municipal de defesa do consumidor.
"O Natal é uma celebração de união, esperança e festividade. Com atenção às orientações, todos podem garantir uma festa mais segura, econômica e cheia de significado. Aproveite o momento para criar lembranças inesquecíveis, com alegria, responsabilidade e respeito ao seu direito como consumidor", apontou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.
Decoração
Então, para conseguir uma decoração natalina encantadora, ela não precisa ser cara. Apostar em itens artesanais, reaproveitar enfeites de anos anteriores e incluir elementos naturais, como pinhas, galhos e velas, pode trazer charme e personalidade ao ambiente. Para isso, lojas especializadas já estão com vitrines recheadas de opções.
Mas é preciso cautela. O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, alerta que "é fundamental verificar se os produtos possuem certificação de segurança e o selo do Inmetro, especialmente os elétricos, como pisca-piscas e extensões, para evitar a sobrecarga de tomadas. Evite comprar em locais sem nota fiscal ou garantia. Procure sempre estabelecimentos confiáveis".
Ceia
Peru, chester, tender e panetone são estrelas da ceia natalina. Mas com a alta demanda, os preços podem variar bastante. O Procon Vitória recomenda que os consumidores façam uma pesquisa de preços com antecedência e fiquem atentos à validade e à conservação dos alimentos que ficam nas gôndulas com resfriamento.
"Evite compras por impulso e sempre verifique se o produto está armazenado corretamente, especialmente os refrigerados", reforça Panetto. Além disso, o secretário Luciano Forrechi destaca a importância de valorizar o comércio local: "Comprar de pequenos produtores e comerciantes da cidade fortalece a economia e promove um Natal mais justo para todos. É uma forma de exercer cidadania também", afirma.
Orientações
Em caso de necessidade, o Procon Vitória está à disposição para orientar e mediar conflitos. O morador pode buscar atendimento presencial na Casa do Cidadão, em Itararé (Avenida Maruípe, 2544), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É possível fazer um agendamento prévio para o atendimento por meio do endereço https://procon.vitoria.es.gov.br/.
Segundo essas orientações, segundo o secretário Forrechi, será possível celebrar com responsabilidade e evitar imprevistos. "O Natal é também uma oportunidade de olhar para o outro, de compartilhar e construir pontes. Que seja um tempo de luz, dentro e fora de casa", disse.
Dicas práticas do Procon para um Natal tranquilo
- Pesquise preços em diferentes lojas físicas e on-line.
- Evite compras em sites sem reputação ou que não informem CNPJ e endereço físico.
- Exija nota fiscal e guarde comprovantes de pagamento.
- Verifique prazos de entrega e política de troca, especialmente para presentes.
- Observe a rotulagem dos alimentos: ingredientes, validade e origem, e prefira produtos com selo de garantia.
- Desconfie de promoções muito abaixo do valor de mercado.
- Na preparação dos alimentos, siga corretamente as instruções de cozimento para evitar riscos à saúde.
- Na decoração, utilize materiais seguros e compatíveis com o ambiente, evitando riscos de fogo ou acidentes.

