Notícias

Não perca: no domingo (4) tem projeto Lua Cheia na Fonte Grande

Publicada em 02/06/2023, às 11h10 | Atualizada em 02/06/2023, às 14h15

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Eduardo Cardoso/Divulgação
Lua cheia no Parque da Fonte Grande
Lua Cheia vista do Parque da Fonte Grande.

O final de tarde e noite deste domingo (04) prometem ser especiais na capital. É que acontece mais uma edição do projeto Lua Cheia na Fonte. Novamente, moradores e turistas poderão contemplar o astro e sentir diversas sensações promovidas pelo satélite natural da terra de um ponto espetacular: o Mirante da Cidade.

O parque estará aberto até as 20 horas para a visitação. O evento é gratuito e também não é necessário fazer agendamento prévio. Quem for participar da contemplação, poderá ver a ilha de Vitória toda iluminada de vários ângulos ao som de música ao vivo. Em caso de chuva ou em situação de tempo muito nublado, a visualização não será possível e o evento não ocorrerá.

Acesso

O acesso é pela entrada que fica na Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bicicleta na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento, localizado ao lado do Centro de Educação Ambiental.

"A cada novo início de Lua Cheia, o evento ganha mais contempladores, que sobem o Parque da Fonte Grande para visualizar nossa linda capital. E a visualização dessa fase da Lua possibilita ver alguns dos marcos visuais mais bonitos da cidade, como a Pedra dos Dois Olhos e a Baía de Vitória", enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ainda de acordo com o secretário, além da vigilância motorizada do parque da Fonte Grande, o evento contará com a parceria da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV),  no apoio aos visitantes na descida da estrada Tião Sá.

Lua cheia

A Lua Cheia é aquela que vemos toda iluminada. Isso acontece por conta da posição em que ela se encontra nessa fase, com sua parte iluminada pelo Sol voltada para a Terra. Ela pode ser vista de formas diferentes graças à sua posição em relação à Terra.

Na Lua Cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua Nessa fase, ela nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.


Voltar ao topo da página