Notícias

Mutirão de limpeza na baía e manguezais de Vitória começa na segunda-feira

Publicada em 13/05/2022, às 19h00

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Foto Divulgação
Mutirão de limpeza na orla e manguezais

Na próxima segunda-feira (16), a partir das 08h, tem início o grande mutirão de limpeza  nos manguezais e em toda a orla de Vitória. A ação será realizada do dia 16 ao dia 19 de maio,  período ideal para a limpeza efetiva desses ambientes, por ser a época do ano em que a maré está baixa.

Lamentavelmente, pneus, móveis e lixos de diversas origens têm sido descartados de maneira incorreta na baía e manguezais de Vitória. Mesmo com a realização de ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, há quem insista no descarte incorreto desses materiais. A ação, que ocorre duas vezes por ano, é realizada com o objetivo de garantir a limpeza e a expurgação do ambiente marinho e do manguezal da cidade.

No mutirão,  haverá jet-skis, mergulhadores e barcos, além da participação da secretaria de Meio Ambiente (Semmam). A expectativa é que sejam retiradas aproximadamente 300 toneladas de resíduos de toda a baía e manguezais da capital, passando pelas praias, ilhas, Grande São Pedro, Grande Santo Antônio e Grande Goiabeiras.

A Central de Serviços disponibilizará mais de 250 coletores, máquinas, caminhões e vai contar, ainda, com o auxílio de organizações não-governamentais, lideranças comunitárias e institutos de proteção ao meio ambiente.

16 de Maio

No dia 16 de maio é celebrado o Dia dos Garis e Coletores de Lixo. Eles recolhem as sujeiras, fazem a limpeza e varrem ruas, praças e parques. Além disso, capinam a grama, lavam vias públicas, pintam meios-fios, limpam bueiros e deixam a cidade mais limpa e bonita.

Em comemoração ao Dia do Gari e do Coletor de Lixo, e para reforçar ainda mais a importância desses trabalhadores no dia a dia dos capixabas, durante a abertura do mutirão, na Praça do Papa, será realizada uma homenagem a esses profissionais.


Voltar ao topo da página