Imprensa
Música e dança invadem Parque Moscoso em cortejo de arte e movimento no próximo sábado (12)
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Neste sábado (12), o coração do centro da capital, o Parque Moscoso, pulsará ao ritmo da dança contemporânea com o espetáculo gratuito "Trupe", apresentado pela consagrada Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, às 15 horas.
Em celebração à arte que se faz nas ruas e no encontro entre corpo, espaço e público, dez bailarinos desenharão no ar, durante aproximadamente 40 minutos, um cortejo que transformará o cotidiano em poesia e movimento.
Com 25 anos de trajetória, a Focus Cia de Dança, sob a direção do coreógrafo Alex Neoral, trará uma homenagem aos artistas mambembes e aos coletivos de rua que carregam nas pernas e na alma a tradição de caminhar por todos os cantos levando cultura, emoção e vida.
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a ação é patrocinada pela Petrobras e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Travessia que transforma a paisagem e os sentidos
"Trupe" é um convite ao encontro inesperado. O cortejo surge entre as árvores, dança entre as pessoas e convida quem passa a suspender a pressa, a erguer o olhar do celular e se deixar tocar pelo instante. Ao todo serão 150 metros de deslocamento artístico, que terminam em um espaço aberto onde os movimentos ganham intensidade, figurinos que evocam o circo e o burlesco e gestos que falam diretamente à alma.
"A arte sempre vai junto com quem assistiu. A travessia desse cortejo, de fato, se dá no outro, em quem está passando e vê os artistas tão próximos exibindo repertório com propostas de movimentos, expressões e gestos. O espectador pode seguir até o final ou não, mas já foi afetado, ali, ao interromper seu deslocamento frenético, para cumprir uma ou outra função, levantando os olhos das telas que informam e aprisionam", declarou Alex Neoral.
Companhia
Com um repertório que já percorreu cidades da Espanha e do Canadá, a Focus Cia de Dança é referência na dança contemporânea brasileira. Para a gestora e cofundadora Tati Garcias, "Trupe também fala de nós mesmos, da companhia que somos hoje, entre ensaios, desafios e sonhos. Só é possível manter esse nível porque contamos com o apoio que garante condições para treinamento, fisioterapia e a intensa rotina de criação".
A apresentação tem classificação indicativa livre e contará com banheiros adaptados, garantindo acessibilidade para todos os públicos.
Ficha técnica
Direção, Concepção e Coreografia: Alex Neoral.
Direção de produção: Tatiana Garcias.
Assistente de direção e ensaiadora: Luisa Vilar.
Coordenação de produção: Giseli Ribeiro.
Produção executiva: Náshara Silveira.
Assistente de produção: Lara Lunz.
Visagismo e figurinos: André Vital.
Confecção de figurinos: Jacira Garcias.
Coordenação de comunicação e redação de texto: Mônica Riani.
Programação visual: Barbara Lana.
Mídias sociais e tráfego: GuiiuG Comunicação.
Elenco: Afonso Gondim, Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Felipe Silva, Jeison Lopes, Paloma Tauffer, Yasmin Almeida, Yasmin Mattos e Wesley Tavares.
Serviço
Espetáculo "Trupe" com Focus Cia de Dança
Quando: sábado (12) às 15 horas
Onde: Parque Moscoso - Avenida Cleto Nunes, s/n, Centro Histórico de Vitória
Redes sociais: @focusciadedanca (Instagram e Facebook)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita