Notícias

Museu do Pescador recebe feira do Núcleo Produtivo dos Ícones capixabas

Publicada em 06/09/2019, às 19h00 | Atualizada em 09/09/2019, às 12h14

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Ícones da Cultura Capixaba
Produtos das oficinas do Núcleo dos Ícones da Cultura Capixaba serão expostos no Museu do Pescador

O Núcleo Produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba vai realizar uma feira de artesanato neste sábado (7), das 10 às 15 horas, no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras. A entrada é gratuita.

Ao mesmo tempo, os visitantes do noroeste da ilha podem se deliciar com os típicos pratos da culinária do Espírito Santo no Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba. A programação faz parte da comemoração dos 468 anos de Vitória.

As peças do Núcleo Produtivo de Ícones da Cultura Capixaba são de confecção artesanal e representam a identidade da cultura capixaba, como o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor e casaca.

A feira apresenta o resultado das oficinas realizadas pelo Circuito Cultural. O objetivo é incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de pensar na sustentabilidade.

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, frisou que o trabalho desempenhado pelo grupo é motivo de orgulho ao valorizar e resgatar a história e a cultura do Estado. “Os ícones representam a identidade e a cultura de uma região específica da cidade: a Ilha das Caieiras. A Semc tem o orgulho e o privilégio de poder partilhar essa expressão cultural”, destacou.

A exposição dos artesanatos no Museu do Pescador representa motivo de bastante emoção para a coordenadora do Núcleo Produtivo, Jupiara Francisco. “Foi no Museu do Pescador onde tudo começou. Começamos as oficinas antes mesmo de ser um núcleo”, relembra a coordenadora.

A pedagoga do Circuito Cultural de Vitória, Lu Gonçalves, comemora que o grupo tem se fortalecido cada vez e se firmado como um núcleo empreendedor. “É um orgulho imenso participar deste festival, pois o que fazemos é mostrar o resultado de anos de trabalho de um projeto que tem principalmente os Ícones da Ilha das Caieiras como tema principal e que tem ganhado cada vez mais visibilidade”, destacou a pedagoga.


Voltar ao topo da página