Notícias

Museu do Pescador recebe exposição 'Água para tudo que é lado'

Publicada em 02/03/2021, às 14h04 | Atualizada em 02/03/2021, às 14h50

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Semc
Exposição Água para tudo que é lado
Fotos selecionadas para mostra no Museu do Pescador foram retiradas na própria Ilha das Caieiras durante os últimos seis meses (ampliar)

Quem visitar o Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel dos Passos Lyrio (Museu do Pescador), desta quarta-feira (3) até o próximo dia 21 de março, irá se deparar com "Água para tudo que é lado". Mas calma! Não é nenhum problema estrutural na instituição. Esse é apenas o título da próxima exposição fotográfica coletiva no local, que exibirá os trabalhos dos alunos de fotografia do Circuito Cultural de Vitória.

As 26 fotos selecionadas foram retiradas na própria Ilha das Caieiras durante os últimos seis meses. A coordenação do trabalho ficou por conta da artista plástica e instrutora de fotografia Ariane Piñeiro, que mobilizou os alunos concluintes do curso do Circuito Cultural no último semestre de 2020.

"Chamamos esses alunos de amantes da fotografia ou foto 'amadores'. Sabendo do gosto que mantêm por fotografia, convidei esse grupo a produzir fotos com a finalidade de expor. O objetivo foi dar a eles um motivo para exercitar o conteúdo visto em aula, provocar o aprimoramento do olhar fotográfico lançado ao mundo e praticar a sensibilidade ao compor, observando a harmonia entre as formas", disse Ariane.

Cada participante pôde definir uma estética própria, decidindo o que e onde fotografar, o enquadramento ao enfatizar o elemento principal da cena e o tratamento da imagem.

Exposição Água para tudo que é lado

Como inspiração, a coordenadora apresentou para os alunos o poema de Paulo Leminsky:

“Aqui nessa pedra,
Alguém sentou para
Olhar o mar. O mar não
Parou para ser olhado
Foi mar para tudo que é lado.”

"Ao buscar inspiração no poema e levar para o campo imagético (formas, contrastes e texturas), surge, do encontro entre o poema e a subjetividade de cada um, essa novidade, que é a exposição 'Água pra tudo que é lado'", concluiu a artista plástica.

Horários e visitação

O Museu do Pescador está aberto de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Nos finais de semana, o horário muda: das 12 às 16 horas.

Não é necessário realizar o agendamento prévio para visitação. Porém, o local comporta o número máximo de seis pessoas por vez e o uso da máscara em seu interior é obrigatório, bem como a utilização de álcool em gel.


Voltar ao topo da página