Notícias

Mucane vai ter feira colaborativa afroempreendedora toda sexta-feira

Publicada em 07/11/2019, às 18h19

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Cantina da Ubuntu Quitutes no Mucane
Lanchonete do Mucane oferece quitutes da culinária afrobrasileira (ampliar)

Toda sexta-feira, o Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, vai receber a feira colaborativa "Nós que somos ÀWA!", com afroempreendedorismo capixaba de diversas áreas, como gastronomia, artesanato, arte, estética, moda e outras. A primeira feira ocorre nesta sexta-feira (8), das 8 às 18 horas.

A feira vai ocorrer no espaço da cantina do Mucane e tem como objetivo dar espaço aos expositores negros capixabas para fornecer diferentes tipos de produtos para o público do museu e da região. O nome da feira já traz a ideia da coletividade a partir da palavra ÀWA, que significa “nós” em ioruba.

A preocupação em dar espaço aos afroempreendedores vem da organizadora da feira, Winy Fabiano, que atualmente gerencia a Ubuntu Quitutes, empresa que ocupa a cantina do Mucane.

Para Winy, a feira é uma forma de valorizar a cultura afrobrasileira e africana, uma das bases dos produtos da Ubuntu Quitutes.

"É um conceito plural que reúne diversas atividades culturais que apresentam a riqueza da produção contemporânea realizada por negros ou obras inspiradas na cultura afrobrasileira", explicou Winy, atual cantineira, mas que iniciou sua trajetória no ramo alimentício ainda como ambulante de rua.

Serviço
Feira colaborativa afroempreendedora “Nós que somos ÀWA!”
Quando: toda sexta-feira, das 8 às 18 horas
Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – Avenida República, 121 – Centro
Classificação indicativa: livre
Entrada: gratuita

Voltar ao topo da página