Notícias

Mostra Express Art celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicada em 14/09/2022, às 17h35

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Mostra Express Art celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência abre suas portas, nesta sexta-feira (16), para exibir a III Mostra Express Art. A exposição tem a pessoa com deficiência como protagonista e dá visibilidade às suas habilidades artística.

A mostra faz parte das atividades promovidas pelo CRPD alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro, no Brasil, e conta com obras produzidas por artistas com deficiência visual, física, múltipla, mental, auditiva. Os autores utilizam técnicas, como pintura em tela, modelagem em barro, bijuterias, artesanato, artefatos de danças populares e reciclagens.

Cristina Silva, gerente dos  Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), disse que a mostra celebra a participação da equipe técnica e o envolvimento dos usuários do CRPD nesta atividade de valorizar a inclusão de pessoa com deficiência no mundo das artes. O CRPD conta com seis grupos de convivência, dos quais participam mais de 200 pessoas.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a Express Arte é um convite a toda cidade para o engajamento na luta pela eliminação de barreiras e construção de pontes para a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Oficialmente, esta data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada extraoficialmente desde 1982. Seu objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por produzir efeitos negativos na vida dessas pessoas.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes - MDPD. Esse grupo debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.


Voltar ao topo da página