Notícias

Memórias afetivas: Dia da Família na Escola envolve comunidades escolares

Publicada em 01/06/2023, às 12h25

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Dia da família no Cmei Ernestina Pessoa
Dia da família no Cmei Ernestina Pessoa. (ampliar)
Luis Oliveira
Dia da família no Cmei Ernestina Pessoa
Dia da família no Cmei Ernestina Pessoa. (ampliar)

Muita animação, alegria compartilhada e momentos que ficarão marcados para sempre na memória das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, localizado no bairro Moscoso. Nesta quinta-feira (1º), a unidade de ensino abriu as portas para a comunidade no "Dia da Família na Escola".

O centro de educação está com as paredes repletas de trabalhos e produções realizadas pelos pequenos em homenagem às famílias, tornando o ambiente ainda mais receptivo e cheio de afeto. A equipe escolar também preparou uma recepção especial para os convidados do dia logo na entrada, em um momento muito emocionante para todos.

"O Dia da Família foi pensado para criar laços e fortalecer vínculos com as famílias, estabelecendo uma relação de confiança e criando memórias afetivas. A ideia é que os familiares das crianças possam vivenciar um pouco do que eles têm no dia a dia, com brincadeiras, atividades lúdicas e diferentes experimentações", destacou a diretora do Cmei, Rosilene Teixeira.

Assim, as famílias participaram de diversas oficinas e atividades lúdicas com as crianças. Oficinas de balangandã, bilboquê, slime, bijuterias, massinha de modelar, dobradura e pizza caseira foram algumas das atividades propostas pela equipe pedagógica, que resultaram em momentos únicos e especiais.

"Achei muito positivo, é super importante essa parceria da escola com as famílias. O meu filho veio para cá transferido, então essa atividade hoje tornou a adaptação mais prazerosa e tranquila para nós dois", afirmou Barbara Serafim, mãe de Bernardo, do grupo 5.

"Achei muito bom, é uma ação que estreita os nossos vínculos com a escola. Muitas vezes, no dia a dia é tão corrido que não temos a oportunidade de ver de perto como são tratados na escola, o que fazem, suas experiências. Gostei muito e estou satisfeita", disse Viviani Belisario, mãe de Lis, do grupo 4.

"Foi muito bacana, um movimento de integração e entrosamento, uma vez que pude realmente conhecer os colegas de sala do meu filho, seus pais. Muito legal poder ter essa troca e ainda experienciar um pouco do que eles passam aqui no cotidiano da escola", contou Jefferson Oliveira, pai de Miguel Rocha, da mesma turma.

Ampliando vínculos

No Cmei Professora Cida Barreto, que fica em Pontal de Camburi, também teve programação especial para as famílias, com o objetivo de ampliar o vínculo entre família, escola e crianças. Foram realizadas oficinas e atividades lúdicas, a partir do projeto institucional da unidade neste ano, que tem o tema "Por um mundo mais bacana".

Boneco ecológico, nuvens de sentimentos, reciclagem e plantio, objetos circenses, famílias de todas as cores, pintura em tela e experiências com o meio ambiente foram algumas das atividades vivenciadas.

Também foi realizada uma roda de conversa com fonoaudiólogas da Unidade de Saúde Básica (UBS) de Jardim da Penha, nos turnos matutino e vespertino, com o tema "Saúde auditiva e desenvolvimento da fala".

"A atividade com as famílias consistiu em um espaço cheio de amor. Amor das famílias pelos seus filhos, da equipe pedagógica pelas crianças e de todos os funcionários pelo projeto de formação. Faz acreditar que o encontro é possível para estreitar os laços entre a escola e a família, instituições fundamentais para a construção de uma sociedade melhor. Obrigada ao Cmei pelo amor e pelo encontro", pontuaram Karen Eusse e Felipe Quintão, mãe e pai de Simón, do grupo 3A.

"Um dia de aproximação com a equipe escolar, com os outros pais e especialmente com as crianças. Foi uma manhã que oportunizou uma demonstração de felicidade e amor aos filhos", destacou Lívia Starling Ambrósio, mãe de Joaquim, do grupo 6B, e de Morena, do grupo 4A.

A diretora do Cmei, Keila Madeira, falou sobre a importância da ação para a unidade de ensino. Segundo a gestora, são momentos que proporcionam fortalecimento de vínculos, diversão, troca de experiências e muita alegria para a comunidade escolar,

"É emocionante ver o encantamento nos olhinhos das crianças ao ter a família presente. Identificamos que nas oficinas tivemos a presença dos pais, avós, tios e demais familiares. Certamente ao ampliar o vínculo com as famílias, estabelecemos uma maior conexão para que o processo de aprendizagem aconteça com qualidade para todas as crianças", disse.

Foto Divulgação
Dia da família no Cmei Professora Cida Barreto
Dia da família no Cmei Ernestina Pessoa. (ampliar)
Foto Divulgação
Dia da família no Cmei Professora Cida Barreto
Dia da família no Cmei Ernestina Pessoa. (ampliar)

Voltar ao topo da página