Notícias

Marina Pública de Vitória: estudos avançam junto à Capitania dos Portos

Publicada em 29/07/2020, às 17h37 | Atualizada em 29/07/2020, às 17h38

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Foto Divulgação
Projeto Marina Pública Camburi
Marina será instalada numa área do píer de Iemanjá, na praia de Camburi, e terá capacidade para 260 embarcações

As tratativas para implantação da Marina Pública em Vitória avançam junto à Capitania dos Portos. O projeto será executado numa área do píer de Iemanjá, na praia de Camburi, e terá capacidade para 260 embarcações, além de área social e turística com restaurante, bar, lanchonete e loja de conveniência.

Após as primeiras análises dos estudos apresentados pela empresa Marinas Nacionais, a Capitania dos Portos solicitou alguns ajustes no projeto. Agora, a documentação está em revisão para atender melhor às questões de segurança de navegabilidade e outros aspectos, como interferência em relação ao ordenamento do espaço aquaviário.

O diretor de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Felipe Ramaldes, destaca que, após aprovação dos estudos, os mesmos deverão seguir os trâmites legais junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

"Esta é uma das etapas para que seja iniciada a análise de cessão da área pública pela SPU, que já dispõe de toda documentação restante e necessária para conclusão desses trâmites. Trata-se de uma etapa crucial, pois, a partir da cessão da área para o município, a Prefeitura de Vitória poderá abrir nova concorrência de concessão para definir a empresa que vai construir, licenciar e gerenciar a Marina Pública de Vitória".

Foto Divulgação
Projeto Marina Pública Camburi
Marina vai representar um marco para o desenvolvimento do turismo náutico na capital

Turismo

O diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagem, ressalta que a Marina Pública vai atrair tanto o público náutico como moradores e turistas.

"O espaço contará com bares e restaurantes, complementando as várias melhorias já implementadas ao longo da praia de Camburi. Além disso, vai representar um marco para o desenvolvimento do turismo náutico na capital, ampliando as opções de esporte e lazer, além de contribuir para a requalificação urbanística da região", afirmou.

Bandeira Azul

A empresa Marinas Nacionais participou do edital de manifestação de interesse e seleção de projeto básico visando à implantação da Marina Pública na capital e ficou responsável pela elaboração do trabalho e pelos licenciamentos para implantação do empreendimento.

Trata-se de uma empresa de reconhecimento nacional, que conta com a certificação do Programa Bandeira Azul. O selo é amplamente reconhecido em todo o mundo e desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Renzo Nagem destaca a importância da qualificação para a criação de uma Marina Pública no município que respeite os critérios de sustentabilidade e qualidade ambiental.

"O fato da Marinas Nacionais conduzir o desenvolvimento do projeto e dos estudos ambientais nos traz mais segurança com relação ao cumprimento dos critérios ambientais e dos processos de licenciamento. Desse modo, saber que é uma empresa Bandeira Azul, que tem essa preocupação e responsabilidade com a implantação do equipamento no território, nos tranquiliza bastante para que possamos garantir uma marina pública de alto padrão de qualidade ambiental no desempenho da atividade", disse.

Geração de emprego

A implantação da Marina Pública na praia de Camburi deverá gerar cerca de 780 empregos e movimentar R$ 140 milhões por ano na economia.

"Além de incentivar a geração de emprego e renda na capital, tanto na fase de obras quanto durante seu pleno funcionamento, vamos criar mais um polo de atrações para os moradores e para o turista", afirma Renzo.


Voltar ao topo da página