Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Maratona de Vitória 2025: veja como fica o trânsito na capital no fim de semana

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Corrida de rua

Já sabemos que Vitória é a cidade do esporte e do lazer ao livre. Mas as manhãs do próximo final de semana serão ainda mais especiais. A capital capixaba recebe  os participantes da Maratona de Vitória 2025. A competição, de até 42 quilômetros, faz parte do circuito de corridas de rua para obtenção de índice para disputas por todo o mundo e contará com 7 mil corredores.

Para que ciclistas, motoristas e motociclistas possam circular com tranquilidade e que os corredores tenham segurança durante o trajeto, a Gerência de Planejamento e Operacionalização de Trânsito (Gpot), da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu), orienta sobre algumas alterações no fluxo de veículos.

A única interdição fixa será na rua Henrique Christovam Miguel - que dá acesso ao projeto Baleia Jubarte e fica ao lado da Praça do Papa. Ela será bloqueada para o acesso de carros a partir das 22h de sexta-feira (29) e será liberada somente quando toda a estrutura de largada e chegada for desmontada na tarde de domingo (31).

Sábado 

No sábado (31), das 5h às 6h40, a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes (onde fica a Praça do Papa) terá o fluxo totalmente fechado no sentido Centro-Camburi. A orientação da GPOT aos condutores é passarem pela Avenida Leitão da Silva ou Avenida Cézar Hilal. Depois desse horário, duas faixas serão liberadas para o fluxo de veículos.

O sentido contrário da Nossa Senhora dos Navegantes (Camburi-Centro) também terá a circulação de veículos em duas faixas até às 8h.
Os motoristas e motociclistas terão que estar atentos com a região da Curva da Jurema e Ilha do Boi. De 5h às 8h, o acesso a esses pontos será somente pelo Monumento do Imigrante, na Avenida Américo Buaiz, e a saída somente no sentido Camburi pela Avenida José Miranda Machado. Estarão interditadas temporariamente as ruas lateral e aos fundos do Shopping Vitória (Rua Marília Scarton e Victor Civitá).


Estarão com apenas duas faixas livres, em cada sentido, as seguintes vias:

  • Avenida Américo Buaiz (rua do Shopping Vitória);
  • Avenida Saturnino de Brito (rua da Praça da Ciência);
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Avenida Beira-Mar, entre Bento Ferreira e Ilha de Santa Maria).

Domimgo

No domingo (31), a prova poderá ser assistida de vários pontos da cidade, já que o percurso será ainda maior. Os ciclistas devem estar atentos pois a ciclofaixa habitualmente montada estará suspensa. Na região da Curva da Jurema e Ilha do Boi, das 5h às 8h, moradores e visitantes poderão sair apenas pela rua lateral ao Shopping Vitória, a Rua Marília Scarton. Já a rua aos fundos do Shopping, rua Victor Civitá, será fechada para a corrida.

A partir das 5h, quatro avenidas terão o sentido Centro-Camburi interditado. O sentido contrário (Camburi-Centro) funcionará com mão e contramão separadas por cones. A chamada pista reversível, como acontece na Avenida Dante Michelini e Av. Beira-Mar aos domingos e feriados.

  • Av. Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá (onde fica a Praça do Papa);
  • Av. Américo Buaiz, na Enseada do Suá (onde está localizado o Shopping Vitória);
  • Av. Saturnino de Brito, na Praia do Canto (rua da Praça dos Namorados);;
  • Av. Dante Michelini, em Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha (onde funciona a Rua de Lazer).

A melhor alternativa para evitar os locais de intervenção, é utilizar as Avenidas Vitória, Leitão da Silva, Nossa Senhora da Penha e Fernando Ferrari, evitando a orla.

Os corredores dividirão a pista com carros em uma parte do percurso. Serão vias que terão uma faixa bloqueada, com pelo menos outras duas livres para o tráfego. São elas:

  • Avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi (sentido Serra-Vitória);
  • Avenida Adalberto Simão Nader, onde fica o novo Aeroporto (sentido Camburi-Goiabeiras);
  • Avenida Fernando Ferrari, nas proximidades da Leroy Merlin (sentido Vitória-Serra),
  • Rodovia das Paneleiras, saída de Vitória (sentido Vitória-Serra);
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre Bento Ferreira e Forte São João (uma faixa de cada sentido).

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GV) disponibilizará equipes para auxiliar no fluxo de veículos e no apoio aos organizadores, que também colocarão pessoas para colaborar com a sinalização das vias. A expectativa é que até meio-dia a competição esteja encerrada e as vias completamente liberadas.