Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Maratona de Vitória 2025: 7 mil corredores percorrerão a capital neste final de semana (30)

Publicada em | Atualizada em

Por Eduarda Miranda (eosmjesuseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Maratona de Vitória

Neste final de semana (31 e 1º), a capital capixaba sediará um dos eventos esportivos mais esperados do ano: a Maratona de Vitória. Com mais de 7000 inscritos, a prova terá participantes não só de todo o estado mas, também, de outros países.

"Por muito tempo, nosso estado ficou fechado para o mundo e, agora, chegou o momento de mostrarmos nossas belezas naturais e todas as maravilhas que nossa capital tem a oferecer. Estamos ressaltando a força dos capixabas através de uma maratona que só cresce", comemora o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

"A Maratona surgiu através de uma ida nossa à Maratona do Rio, onde percebemos que havia a necessidade de haver uma prova da capital. A ideia logo foi um sucesso! Começamos com a meia maratona, mas a família cresceu e, hoje, estamos indo rumo à maratona", explica Bernardo Ramos, organizador do evento.

A Maratona de Vitória é conhecida por seu longo percurso e por percorrer os pontos mais belos da capital capixaba, os chamados cartões postais. A corrida terá três distâncias, pensando na inclusão de todos os níveis de corredores: no sábado (30),a largada acontece às 6h da manhã para os competidores da Corrida Orla de Vitória, nas categorias 5km e 10km, e para os que optarem pelo Desafio Cidade de Vitória. Nessa modalidade, o atleta escolhe percursos de 5km + 21km ou de 10km + 42km, a serem concluídos em dois dias de competição. Ainda no sábado, às 16h, acontece a Maratoninha de Vitória, com percursos de 50m a 400m para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.

Já no domingo (31), ocorrem as tradicionais Maratona de Vitória, com percurso de 42km e largada às 5h30, e Meia Maratona de Vitória, com 21km, saindo às 6h30. Todas as largadas serão na Rua Judite Maria Tovar Varejão, em frente ao Espaço Baleia Jubarte, próximo à Cruz do Papa, na Enseada do Suá.

A Prefeitura de Vitória tem trabalhado para garantir que tudo esteja impecável para o dia da corrida. A segurança dos participantes é a principal prioridade, e todas as medidas necessárias estão sendo implementadas para proporcionar uma experiência segura e memorável.

"Além de estarmos apresentando o Espírito Santo para o mundo, está sendo realizada uma integração do esporte, o que mostra a força dos nossos municípios unidos", afirma o prefeito.

"É sempre um grande evento, reunindo esporte com outros vetores, e neste caso, a economia e o turismo. A Maratona de Vitória é mais do que uma realidade. É a afirmação de como o esporte cresceu em nossa cidade nos últimos anos, sobretudo no pós pandemia. Uma prova que movimenta pessoas de todo o país e do exterior, na capital das corridas de rua do Brasil", ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.

Esporte e entretenimento

Além de medalhas, o incentivo na maratona é dobrado! Ao longo do percurso a competição será embalada por uma diversidade de atrações musicais, com DJ, rock, pagode e bateria de escola de samba. 

Presenças confirmadas de SambADM (pagode), Novo Império (escola de samba), DJ Marivaldo, DJ Luiz, Laio (baterista), Vinicius Ayres TRIO (rock), Vitor Falcão (voz e violão), Adel (violinista) e Fanfarra (infantil).

"Os trechos serão embalados por estilos diferentes, transformando a Maratona de Vitória em uma experiência única entre as corridas de rua do país. A proposta é valorizar a cultura local e oferecer estímulo extra para quem encara os desafios mais longos da prova", explica Bernardo.