Notícias

Mais de 4,8 mil calçadas cidadãs concluídas nos últimos seis anos

Publicada em 04/10/2019, às 16h38 | Atualizada em 04/10/2019, às 16h38

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Calçada Cidadã
Calçadas cidadãs garantem a segurança e a acessibilidade para pedestres

Cerca de 4,8 mil calçadas cidadãs foram construídas na cidade entre 2013 até agosto de 2019. Somente neste ano, por exemplo, foram 251 espaços reformados para garantir a acessibilidade e o conforto de pedestres na capital. As calçadas também fazem parte da mobilidade urbana das cidades.

Nos últimos seis anos, os técnicos da Gerência de Calçada Cidadã da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) intimaram e notificaram mais de 2.000 proprietários para fazer suas calçadas. Nesse período, 2.013 denúncias foram recebidas pelo Fala Vitória 156 e todas foram apuradas.

Como a principal linha de trabalho da Gerência de Calçadas é a conscientização e educação dos moradores de manter suas calçadas transitáveis, o número de multas aplicadas, nos últimos anos, não é alto, somando apenas 40 autos de infração, o que mostra que o morador da capital abraçou a ideia de que as calçadas também integram a mobilidade urbana e precisam estar em perfeitas condições para facilitar o caminhar das pessoas diariamente.

Prédios municipais

Nessa grande frente em prol da acessibilidade, a Prefeitura Municipal de Vitória também está em processo de licitação para obras de 104 calçadas de prédios municipais.

O valor estimado de toda a obra de calçadas de equipamentos municipais é de R$ 6.153.116,29. Os recursos são do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Obras

A previsão é de que as obras de calçadas nos equipamentos da PMV sejam iniciadas ainda neste ano, segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos.

"Quem visita escolas, postos de saúde e todos os prédios em busca dos serviços públicos da Prefeitura precisa de calçadas cidadãs em boas condições. Cobramos a acessibilidade dos moradores e também fazemos a nossa parte. Com essa união de forças, faremos de Vitória uma cidade cada vez mais acessível e humana", afirmou Passos.


Voltar ao topo da página