Notícias

Mais de 3,8 mil cães e gatos cadastrados para castração

Publicada em 27/02/2020, às 19h40

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

André Sobral
Feira de Doação de Cães
Donos de cães podem solicitar o procedimento de castração em Vitória

Até esta quinta-feira (27), o portal do Bem-Estar Animal de Vitória já recebeu 3.822 cadastros para castração de animais, sendo 2.106 cães (1.266 fêmeas e 840 machos) e 1.716 gatos (1.068 fêmeas e 648 machos).

O cadastramento on-line para castração de cães e gatos estará aberto até o limite de 5 mil procedimentos, já previstos pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam).

A gerente do Bem-Estar Animal, Daniele Benevides, informa que as pessoas que realizaram os cadastros realizados pelo 156 receberão um e-mail direcionando-os para o recadastramento no portal.

Palestras

Os responsáveis pelos animais que fizeram seu cadastro no site do Bem-Estar Animal começarão a participar de palestras, que são obrigatórias, a partir desta segunda-feira (2).

Elas serão realizadas por ordem de inscrição. Só pode participar quem fez o cadastro pelo site e recebeu o e-mail da Semmam informando hora e local da palestra.

A previsão é que os procedimentos de castração sejam iniciados na primeira quinzena de março.

"O projeto de castração da Prefeitura de Vitória está sendo concebido em regime de mutirão. Espera-se, com isso, uma redução na quantidade de animais abandonados ou semidomiciliados em vias públicas, contribuindo, ainda, para um maior controle de zoonoses, além de reduzir os índices de maus-tratos aos animais domésticos", informou o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

Critérios

Para ter direito à castração, o dono do animal deve ser morador de Vitória, podendo ser cadastrados até três animais por residência. O responsável pelo animal terá que, obrigatoriamente, participar de uma palestra educacional antes da data da castração.

Os animais passarão por uma avaliação de aptidão, que será realizada por meio de avaliação clínica e hemograma por um médico veterinário no dia do procedimento.

Informações

Para mais informações, os moradores de Vitória podem entrar em contato com a Gerência de Bem-Estar Animal pelos telefones 3382-6540 e 3382-6578, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.


Voltar ao topo da página