Notícias

Livro traz fotos de culturas e cotidiano de várias cidades do Estado

Publicada em 03/12/2019, às 15h13

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Bruno Zamprogno
Fotografia do livro e exposição do projeto Olhares e Cidades
Iemanjá é uma das atrações registradas pelos jovens fotógrafos no livro "Olhares e Cidades" (ampliar)

Culturas, identidades, abandonos, desigualdades, cotidianos e resistências. Múltiplas dimensões em cenários de cidades tecidas tanto por diferenças e conflitos quanto por solidariedade, harmonias e belezas. Espaços urbanos ou rurais mostrados de acordo com a visão de cada jovem fotógrafo.

Essa é a obra "Olhares e Cidades", que é um projeto idealizado pela servidora e fotógrafa da Prefeitura de Vitória Elizabeth Nader junto aos alunos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Vila Velha (UVV), na disciplina de Fotojornalismo.

O trabalho valoriza a diversidade de olhares sensíveis, o respeito à pluralidade de ideias e a garantia da liberdade de expressão e foi desenvolvido durante todo o segundo semestre de 2019. A obra possui 132 páginas com 87 fotografias feitas em diversas cidades do Espírito Santo e outros estados. 

Aos alunos foi lançado o desafio de produzir um fotodocumentário em que tivessem a liberdade de apresentar a forma como viam as cidades.

Estruturado em 29 capítulos, cada um destinado a determinado fotógrafo, que apresenta, em breve texto e em três fotografias, a sua visão da(s) cidade(s) trabalhada(s).

Projeto OLHARES E CIDADES

No lançamento, nesta sexta (6), no Cineteatro da UVV, o livro será vendido por R$ 50,00. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Também haverá exposição fotográfica com 29 fotografias.

O projeto é um reconhecimento à dedicação dos jovens estudantes, que, em busca de aprimoramento e crescimento profissional, utilizam a fotografia como um meio de expressão, revelando detalhes impressionantes do mundo que nos rodeia, fazendo-nos refletir e debater a partir de uma visão mais
crítica, consciente e libertadora.


Voltar ao topo da página