A Concha Acústica do Parque Moscoso recebe, no domingo (31), mais uma edição do projeto "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música", que prestará homenagem à Maurício de Oliveira. (ampliar)
A música e a literatura voltam a se encontrar no coração de Vitória. No próximo domingo (31), das 10 horas ao meio-dia, o Parque Moscos receberá a segunda edição do projeto "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música", que na ocasião prestará uma homenagem especial ao centenário de nascimento do violonista Maurício de Oliveira, um dos maiores nomes da história da música capixaba.
O evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, terá como atrações apresentação instrumental do violinista Hariton Nathanailidis, acompanhado por músicos convidados, e a contação de histórias com a escritora Renata Bomfim. Juntos, eles irão proporcionar ao público uma experiência única, intercalando a obra de Maurício de Oliveira com narrativas literárias inéditas criadas especialmente para o projeto.
Música e memória capixaba
Nesta edição, Hariton interpretará cinco composições marcantes de Maurício de Oliveira, entre elas "Canção da Paz" e "Coro dos Canoeiros do Rio Santa Maria". Para o violinista, reverenciar a obra do mestre é reconhecer sua contribuição singular à cultura do Espírito Santo.
"Como instrumentista, ele tinha habilidade excepcional, sendo reconhecido por músicos renomados como Turíbio Santos, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, Gilson Uehara, Pedro Caetano, entre outros. E como compositor, retratou como ninguém nossa história capixaba, nossas tradições, nosso jeito de ser", destaca Hariton.
Além da música, o público poderá acompanhar a história criada por Renata Bomfim, que traz como protagonistas Vitória, Ravi e Vovó Ester, personagens que celebram a força da família, o afeto e a relação com a natureza. Os textos foram criados tendo como inspiração a Ilha de Vitória, que deu nome à menina e ao significado do nome Ravi, que sugere luz, força e alegria. Já o nome da vovó é uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, importante autora de livros infantis e atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras.
Foto Divulgação
Renata Bomfim e Hariton Nathanailidis se apresentam, por meio do projeto "Nós no Parque", com muita música e contação de histórias que prometem encantar os presentes.
"A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde, capaz de emocionar, divertir e inspirar crianças e adultos de todas as idades", declarou Renata.
Formação de plateia e acesso à cultura
O inédito projeto, realizado pela Sonatha Produções Musicais com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória, tem como objetivo estimular a percepção auditiva e literária, principalmente entre o público infantil, contribuindo para a formação de novas plateias ampliando o acesso à cultura.
Com edições mensais e gratuitas até o fim do ano, "Nós no Parque" é fundamentado em apresentações musicais acompanhadas de contação de histórias. As edições, que transformam o Parque Moscoso em um espaço de convivência, aprendizado e fruição artística, serão realizadas sempre em dias de domingo pela manhã.
A classificação indicativa é livre.
Serviço "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música" - 2ª edição - Homenagem a Maurício de Oliveira Quando: domingo (31) das 10 às 12 horas Onde: Parque Moscoso - Avenida Cleto Nunes, s/n, Centro Histórico de Vitória Entrada: gratuita Classificação indicativa: livre.