Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga: Projeto "Nós no Parque" celebra a história do samba para as crianças

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


José Roberto Santos Neves
Nós no Parque
O projeto "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música" encerra as apresentações do ano de 2025 em ritmo de samba. A atividade será no domingo (09).
José Roberto Santos Neves
Nós no Parque
Nesta edição, o samba será o tema central da apresentação.

O Parque Moscoso será palco da última edição de 2025 do projeto "Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música", que encerra o ano em ritmo de samba. A atividade será no domingo (09), às 10h, em Vitória, com entrada gratuita, e promete uma manhã de arte, música e histórias para toda a família.

A programação reúne o violinista Hariton Nathanailidis, responsável pela apresentação musical, e a escritora Renata Bomfim, que conduz a contação de histórias. A iniciativa é realizada pela Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc).

Celebração do samba e da cultura brasileira

Nesta edição, o samba será o tema central da apresentação. Segundo Hariton Nathanailidis, a escolha do ritmo tem o propósito de valorizar as raízes afro-brasileiras e apresentar às crianças um dos símbolos mais fortes da identidade nacional.

"O samba tem um papel essencial na construção da identidade cultural brasileira. Nascido das tradições africanas e enriquecido por influências europeias e indígenas, surgiu nas comunidades populares como expressão autêntica do nosso povo. Tornou-se um símbolo nacional, representando a diversidade, a criatividade e a força coletiva que marcam o Brasil", explica o músico.

O repertório preparado para o evento inclui composições de grandes mestres do gênero, como Cartola e Noel Rosa, interpretadas em formato de conjunto de câmara. Para o violinista, aproximar as crianças desse universo musical é também uma forma de fortalecer os laços com a cultura popular.

"Mais do que um estilo musical, o samba é parte viva da nossa história -- um espaço de encontro, convivência e celebração. Ele traduz o jeito brasileiro de sentir, de se relacionar e de transformar dificuldades em arte. Ao entrar em contato com esse universo desde cedo, as crianças aprendem sobre diversidade, valorizam nossas tradições e desenvolvem sensibilidade artística e social", destaca Hariton.

Histórias que encantam e ensinam

Entre as apresentações musicais, o público poderá se encantar com uma nova narrativa escrita especialmente para o projeto pela escritora capixaba Renata Bomfim. A história conta a trajetória de uma família que encontra alegria e força para enfrentar os desafios cotidianos por meio do amor e da união.

Os protagonistas são Vitória e Ravi, duas crianças apaixonadas pela natureza, e Vovó Ester, personagem que representa sabedoria, afeto e tradição -- além de ser uma homenagem à escritora capixaba Ester Abreu Vieira de Oliveira, atual presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).

Inspirada na Ilha de Vitória, a narrativa combina elementos da cultura local com temas universais como solidariedade, respeito e convivência. Para Renata, a arte é um instrumento fundamental para o crescimento das novas gerações.

"A arte é uma ferramenta poderosa de educação, sensibilização e promoção da saúde. Vitória e Ravi vivem diferentes aventuras a cada edição do projeto, sempre acompanhados de perto pela família e, de alguma forma, envolvendo a comunidade ao seu entorno", ressalta a autora.

Música, literatura e infância

Realizado ao longo do segundo semestre, sempre aos domingos, o Projeto "Nós no Parque" tem como proposta aproximar o público infantil da música e da literatura, promovendo experiências que unem o conhecimento, a imaginação e o contato com a natureza. A cada encontro, novas histórias e sons convidaram crianças e famílias a explorarem o poder da arte de forma leve e participativa.