Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Jovens concluem formação em empreendedorismo e traçam metas de vida

Publicada em 16/09/2019, às 14h19

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Matheus Thebaldi

Com colaboração de Rosa Blackman


Divulgação Semcid

Jovens empreendedores

Jovens divulgaram seus negócios durante evento de encerramento das formações sobre empreendedorismo (Ampliar imagem)

Despertar para novas possibilidades. Essa é a frase que melhor expressa o sentimento e a realidade dos 36 jovens produtores do evento "Jovens Empreendedores", no Horto de Maruípe, na última quinta-feira (12).

O grupo participou das formações sobre empreendedorismo dentro do projeto Economia do Bem, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio do Procon Vitória e da Gerência de Qualificação do Trabalhador.

A jovem Milena Mateus contou que, durante as aulas, descobriu seu talento genuíno para trabalhar com culinária. Hoje, três meses depois de iniciar o curso, ela revelou que já montou seu negócio (Divinas Porções) e recebe encomendas dos moradores do bairro onde mora, São Benedito, para produzir frango com batata, doces e tortas.

Ajudar o próximo

Já os jovens Sávio de Lima Varejão e Eshilley Nascimento se interessaram no campo da assistência social. Sávio comentou que se inscreveu no curso com a proposta de adquirir conhecimento para montar uma lanchonete, mas depois mudou o foco. 

Ele contou que o primeiro passo nessa direção foi dado com a organização do 1º Futebol Solidário. "Juntei o que eu já gostava de fazer (jogar futebol) com o que vi e descobri a vontade de ajudar o próximo, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de outras pessoas e trabalhar para a mudança da realidade social das famílias", contou Sávio.

O futebol solidário arrecadou oito cestas básicas, que foram entregues a oito famílias moradoras da região de abrangência do projeto. Uma das famílias foi a da dona de casa Alessandra Santos de Jesus, de 38 anos, mãe de nove filhos (com idade variando entre seis meses a 24 anos). "Fiquei muito feliz. Agradecida. Esta foi uma bênção de Deus".

Para Eshiley Nascimento, participar do projeto abriu a mente para caminhar na área social. "Quero ajudar outros jovens a encontrar o seu caminho do bem".

Divulgação Semcid

Jovens empreendedores

Evento foi uma oportunidade de apresentar o empoderamento da juventude de Vitória (Ampliar imagem)

Visão

Para Karine Peçanha, de 18 anos, existe o antes e o depois de participar do curso de empreendedorismo. "Minha visão de mundo e futuro mudou pra melhor. Daqui pra frente vou seguir nesse caminho".

Orgulho

"Contribuir efetivamente para que essa juventude trilhe as escolhas que quiserem, garantindo o protagonismo e a possibilidade de se aprofundarem no pertencimento do território, nos enche de orgulho. A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) só faz sentido se garantirmos a igualdade de oportunidades, de forma a garantimos que as oportunidades sejam iguais".", disse o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

Ele aproveitou a oportunidade para passar "um dever de casa" para os jovens. "Levem o que aprenderam e vivenciaram no projeto para outros jovens para que cheguem aonde chegaram. Vocês (os jovens) vão e busquem a ampliação das oportunidades. Direito a gente conquista para ter outros direitos. Deem as mãos a outros jovens para trazerem para esse projeto".


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site