Notícias

Jovens concluem formação em empreendedorismo e traçam metas de vida

Publicada em 16/09/2019, às 14h19

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Rosa Blackman


Divulgação Semcid
Jovens empreendedores
Jovens divulgaram seus negócios durante evento de encerramento das formações sobre empreendedorismo (ampliar)

Despertar para novas possibilidades. Essa é a frase que melhor expressa o sentimento e a realidade dos 36 jovens produtores do evento "Jovens Empreendedores", no Horto de Maruípe, na última quinta-feira (12).

O grupo participou das formações sobre empreendedorismo dentro do projeto Economia do Bem, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio do Procon Vitória e da Gerência de Qualificação do Trabalhador.

A jovem Milena Mateus contou que, durante as aulas, descobriu seu talento genuíno para trabalhar com culinária. Hoje, três meses depois de iniciar o curso, ela revelou que já montou seu negócio (Divinas Porções) e recebe encomendas dos moradores do bairro onde mora, São Benedito, para produzir frango com batata, doces e tortas.

Ajudar o próximo

Já os jovens Sávio de Lima Varejão e Eshilley Nascimento se interessaram no campo da assistência social. Sávio comentou que se inscreveu no curso com a proposta de adquirir conhecimento para montar uma lanchonete, mas depois mudou o foco. 

Ele contou que o primeiro passo nessa direção foi dado com a organização do 1º Futebol Solidário. "Juntei o que eu já gostava de fazer (jogar futebol) com o que vi e descobri a vontade de ajudar o próximo, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de outras pessoas e trabalhar para a mudança da realidade social das famílias", contou Sávio.

O futebol solidário arrecadou oito cestas básicas, que foram entregues a oito famílias moradoras da região de abrangência do projeto. Uma das famílias foi a da dona de casa Alessandra Santos de Jesus, de 38 anos, mãe de nove filhos (com idade variando entre seis meses a 24 anos). "Fiquei muito feliz. Agradecida. Esta foi uma bênção de Deus".

Para Eshiley Nascimento, participar do projeto abriu a mente para caminhar na área social. "Quero ajudar outros jovens a encontrar o seu caminho do bem".

Divulgação Semcid
Jovens empreendedores
Evento foi uma oportunidade de apresentar o empoderamento da juventude de Vitória (ampliar)

Visão

Para Karine Peçanha, de 18 anos, existe o antes e o depois de participar do curso de empreendedorismo. "Minha visão de mundo e futuro mudou pra melhor. Daqui pra frente vou seguir nesse caminho".

Orgulho

"Contribuir efetivamente para que essa juventude trilhe as escolhas que quiserem, garantindo o protagonismo e a possibilidade de se aprofundarem no pertencimento do território, nos enche de orgulho. A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) só faz sentido se garantirmos a igualdade de oportunidades, de forma a garantimos que as oportunidades sejam iguais".", disse o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

Ele aproveitou a oportunidade para passar "um dever de casa" para os jovens. "Levem o que aprenderam e vivenciaram no projeto para outros jovens para que cheguem aonde chegaram. Vocês (os jovens) vão e busquem a ampliação das oportunidades. Direito a gente conquista para ter outros direitos. Deem as mãos a outros jovens para trazerem para esse projeto".


Voltar ao topo da página