Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Jornada de Formação para Mediadores de Leitura nesta sexta na Biblioteca

Publicada em 19/11/2019, às 21h01

Por Ricardo Aiolfi (rabarone@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Diego Alves

Inauguração da biblioteca municipal

Objetivo da ação é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura (Ampliar imagem)

A abertura da programação da II Jornada de Formação pra Mediadores de Leitura será na Biblioteca Pública Municipal de Vitória "Adelpho Poli Monjardim", nesta sexta-feira (22), a partir das 14 horas. A ideia é reunir voluntários e interessados em leitura para promover a criação de clubes de leitura em diversos bairros da capital.

O tema desta edição é "Extensão Universitária e Ação voluntária na implementação de políticas públicas: ocupando o Centro de Vitória com ações pró-Leitura". A iniciativa é do projeto RELer&fazer, programa de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O objetivo do projeto de extensão "Jornadas de Formação Continuada para Mediadores de Leitura" é estimular e fortalecer o circuito de atividades dedicadas ao contato com a leitura no Centro e, a partir daí, em outros bairros e municípios, integrando leitores experientes e inexperientes.

“Nosso objetivo é ajudar a transformar o Centro num território de leitores, ou seja, num espaço em que a prática de leitura seja vista como uma atividade comum e frequente. Todos os cidadãos têm direito à leitura, mas poucos têm acesso real a ela”, diz o professor Orlando Lopes, coordenador geral das Jornadas.

Programação

Com uma programação diversa, as atividades devem percorrer diversos espaços do Centro de Vitória. São minicursos, oficinas, sarau e uma roda de violão, que vai fechar a programação. Para participar, é preciso de inscrever pelo site. As inscrições serão efetivadas por ordem no envio do formulário.

O projeto-piloto das Jornadas é fruto de uma articulação entre o programa RELer&fazer e vários parceiros que, localizados, no Centro de Vitória, reconhecem a importância e o valor estratégico da “causa da leitura” não apenas para a formação dos cidadãos de forma individual, mas como um fator de desenvolvimento capaz de incidir sobre a vida prática de grupos e instituições diversas.

Parceiros como a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e sua Biblioteca Municipal, a Casa de Stael, o Trapiche Gamão, a Editora Cousa e a Thelema têm sido fundamentais para viabilizar a realização das Jornadas, e a expectativa é que em 2020 novos atores continuem a aderir à iniciativa.

Serviço
II Jornada de Formação para Mediador@s de Leitura
Quando: 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Centro
Programação completa: clique aqui
Inscrições: clique aqui
Classificação indicativa: livre

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site