Notícias

Investimentos em bolsas de iniciação científica garantidos no orçamento de 2020

Publicada em 20/09/2019, às 11h53

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Milene Miguel


Carlos Antolini
FORMATURA DOS ESTUDANTES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PIBIC JR
Alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior recebem certificados

Com o objetivo de estimular a inovação e a vocação científica entre os jovens, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) já garantiu para o orçamento de 2020 a destinação de novos investimentos em bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) e demais bolsas de iniciação científica.

O programa visa despertar a vocação científica em jovens e desenvolver competências para atuação tecnológica.

A iniciativa vai ofertar bolsas para estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental da rede municipal. Os interessados serão orientados pela equipe da CDTIV para participar do programa após o lançamento do edital, previsto para fevereiro.

Para o diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling, ampliar o leque de investimentos em tecnologia também incentiva o surgimento e o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica geradores de bens, processos e serviços de caráter inovador.

"O objetivo do Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia (Facitec) - um sistema próprio de apoio à ciência e à tecnologia com vinculação de receita orçamentária em Vitória - é valorizar espaços de diálogo entre a academia e a comunidade científica, financiando pesquisas, apoiando eventos científicos e publicações", afirmou.

Os recursos do Facitec são destinados a projetos de pesquisa, bolsas de pós-graduação, eventos científicos e projetos de base tecnológica aprovados pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Nos últimos dois anos, a CDTIV destinou recursos ao desenvolvimento de startups. Neste ano, foi lançado um edital no valor de R$ 250 mil para investimento em startups junto ao projeto de inovação do FindesLAB, com foco em soluções inovadoras para os desafios propostos pelo município de Vitória, que tem como objetivo estimular a inovação melhorar a vida do cidadão.


Voltar ao topo da página