Notícias

Integrantes do GGIM conhecem ações de combate à violência contra a mulher

Publicada em 14/08/2019, às 07h38

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Reunião GGIM
Gabinete de Gestão Integrada Municipal discutiu ações de combate à violência contra a mulher durante reunião na tarde desta terça (13) (ampliar)

A juíza da Vara de Violência Doméstica de Vitória, Brunella Faustini, apresentou aos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) as atividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho "Maria da Penha Vai...", que faz ações de proteção, combate e formação continuada sobre violencia doméstica.

A reunião do GGIM aconteceu nesta terça-feira (13), no Palácio Municipal, e contou com representades das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Segurança Urbana (Semsu) e representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e integrantes da sociedade civil.

"Quando propusemos esse grupo de trabalho à Prefeitura de Vitória, nós percebemos que as secretarias de Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde e Segurança Urbana já realizavam ações de enfrentamento, mas, com a criação do programa, chamamos os representantes para realizar uma ação conjunta que a gente entendia necessária para trabalhar nestes três eixos: prevenção da violência, proteção da mulher e formação continuada de profissionais na temática", explicou a juíza.

Rede integrada

Segundo Brunella, as ações do grupo de trabalho, que acontecem em espaços públicos, escolas, unidades de saúde e outros, são importantes para dar voz às mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e também mostrar que elas conseguem encontrar ajuda em secretarias da Prefeitura de Vitória.

"Em Vitória, essa rede integrada de serviços funciona muito bem e o número de medidas protetivas para mulheres em situação de violência doméstica diminuiu de 2018 para este ano".

"Nós temos discutido o enfrentamento à violência em todas as suas formas, que uma política eficaz deve combinar ações de prevenção com ações de responsabilização. No caso especificamente da violência contra a mulher, nós temos conseguindo êxito em Vitória na redução dos indicadores. É uma experiência que tem sido muito exitosa, uma parceria muito produtiva do município com o Poder Judiciário", disse o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

Flávio Almeida
Reunião GGIM
Secretário Fronzio Calheira apresentou aos participantes do GGIM indicadores de ocorrências na capital (ampliar)

Resultados

Durante a reunião, que acontece mensalmente, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, apresentou aos participantes indicadores de ocorrências na capital a partir de dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e exaltou os resultados obtidos a partir de reuniões do Gabinete.

Entre os dados apresentados pelo secretário está a redução de crimes contra o patrimônio em 6% em relação ao mesmo período do ano passado (de janeiro a julho). 

“A partir desse fórum ,apresentamos sugestões que acabam se concretizando. Um exemplo é o Comitê de Manutenção da Ordem Pública, que integra as forças de segurança e realiza ações de controle em toda a cidade”, explicou o secretário.


Voltar ao topo da página