Notícias

Instrumentarte faz apresentação de congo em escola e emociona pais de alunos

Publicada em 11/09/2019, às 14h11

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Instrumentarte no Cmei
Crianças que participam do projeto Instrumentarte tocaram instrumentos e tiveram a chance de resgatar elementos da cultura capixaba (ampliar)

Uma apresentação musical de congo do projeto “Instrumentarte – Ensino de Congo nas Escolas” emocionou pais e professores na Semana Cultural do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Thomaz Tommasi, em Joana D'arc.

As famílias se orgulharam ao ver os filhos tocando instrumentos e resgatando elementos importantes da cultura capixaba.

"A apresentação foi maravilhosa. As crianças estavam muito felizes! Dava pra ver o brilho no olhar delas. Foi uma experiência incrível e de bastante emoção", relata Lucinéia Gonçalves, voluntária do Circuito Cultural.

Um momento que marcou Lucinéia durante a apresentação foi quando uma mãe se emocionou ao ver o filho tocando um instrumento: "Ela não estava acreditando. Foi um momento muito bonito".

O evento ocorreu na última quinta-feira (5) e reuniu cerca de 80 pessoas.

Instrumentarte

O Instrumentarte faz parte do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A ideia do projeto é valorizar a identidade folclórica capixaba ao possibilitar o encontro entre mestres das bandas de congo e os estudantes da rede pública de Vitória, aproximando-os do universo do congo.

As ações são coordenadas pelo mestre Valdemiro Sales, da banda de congo Panela de Barro, mestre Ricardo Salles da banda de congo “Amores da Lua” e pelo artesão Lutier e folclorista Wander Silva de Oliveira Sagrilo.

As aulas contemplam os alunos do Cmei Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, em Antônio Honório, e na Emef Orlandina D'Almeida Lucas, em Santa Martha.


Voltar ao topo da página