Notícias

Inscrições para X Corrida Zumbi dos Palmares terminam nesta sexta (4)

Publicada em 03/11/2016, às 19h12

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semcid
Inscrições da Corrida Zumbi dos Palmares
Filipe e Rodrigo já garantiram as inscrições para participar da Corrida Zumbi dos Palmares

Os interessados em participar da X Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial, que acontece no dia 20 de novembro, com largada às 7h45, em frente ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, têm até esta sexta-feira (4) para se inscrever. A dica, porém, é não perder tempo e correr até a Casa do Cidadão, em Itararé, para garantir a inscrição, pois restam poucas vagas e não haverá cadastro de reserva.

As inscrições estão sendo feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá, farinha de mandioca e de trigo). Os alimentos serão destinados ao Banco de Alimentos Herbert de Souza (BAHS), da Secretaria Municipal de Assistencia Social (Semas). 

Quem não perdeu tempo e tratou de garantir a vaga já nas primeiras horas de inscrição foi o bacharel em Direito Filipe Nogueira, 32. "Comecei a correr há três anos e não parei mais. Foi com ela que consegui eliminar quase 15 quilos e ganhar mais qualidade de vida", disse.

O servidor público Rodrigo Bastos, 33, que participará pela segunda vez da corrida Zumbi dos Palmares, destacou a importância da prova. "Mais do que incentivar a prática esportiva, essa corrida tem uma causa muito importante, que é chamar a atenção da sociedade para o combate ao racismo. Fico muito feliz em poder participar e ajudar a levantar essa bandeira", revelou.

Já o aposentado Antônio Alves, 63, revelou que começou a prática esportiva há exatamente um ano, durante a Corrida Zumbi dos Palmares. "A primeira vez que corri na vida foi no ano passado. Foi muito desafiador, mas, além de eliminar 20 quilos neste período, foi o que me ajudou a parar de fumar para melhorar o meu desempenho".

Quem também iniciou a prática esportiva na Corrida Zumbi dos Palmares foi Jocélia Ribeiro da Silva, 35. "Fico muito feliz em voltar a competir nesta corrida, que foi onde tudo começou e tem uma energia muito boa. A partir dela, passei a participar de outras corridas pelo Estado e fiz muitas amizades".

Consciência negra

Casulo Digital
Corrida Zumbi dos Palmares
Prova vai acontecer no dia 20 de novembro, com largada em frente ao Mucane

Assistente social da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Maria Anita Brasileiro destaca que a corrida tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para a luta da população negra por seus diretos.

"A Corrida Zumbi dos Palmares já entrou para o calendário oficial da Prefeitura de Vitória e tem como objetivo marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Dessa maneira, além de buscar melhorias das condições de saúde e bem-estar, a corrida visa fortalecer a luta antirracismo por meio da prática esportiva coletiva", disse.

  • Regulamento da corrida

Kit corrida

Ao todo, serão disponibilizados 600 kits de corrida, que contêm camisa e númeral de peito. A entrega dos kits será realizada no dia 18 de novembro, das 13 às 18 horas, no pátio da Casa do Cidadão, em Itararé.

Percurso

O trajeto da X Corrida Zumbi dos Palmares terá aproximadamente 5 km. A largada será às 7h45, no Museu Capixaba do Negro, no Centro. De lá, os corredores seguirão para o bairro Vila Rubim - início da avenida Duarte Lemos - e passarão pelas avenidas Nair de Azevedo e Dário Lorenço de Souza (Sambão do Povo). O retorno será na rotatória em frente ao antigo restaurante "Mar e Terra", com chegada perto da entrada principal do Tancredão.

Premiação

Serão premiados com medalha dourada os cinco primeiros colocados da categoria geral feminino e masculino e os primeiros colocados de cada categoria paralímpica feminino e masculino (deficiência física, deficiência visual e deficiência auditiva e intelectual). Todos os demais inscritos que cruzarem a linha de chegada receberão medalha de participação. Não haverá apuração de tempo dos corredores.

Serviço

X Corrida de Rua Zumbi dos Palmares pela Igualdade Racial
Quando: 20 de novembro, com largada em frente ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), Centro
Inscrições: dias 3 e 4 de novembro, das 13 às 18 horas, no auditório da Casa do Cidadão (avenida Maruípe, nº 2.544, Casa do Cidadão, em Itararé). Doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá, farinha de mandioca e de trigo)


Voltar ao topo da página