Notícias

Idosos: Crai desenvolve atividades que estimulam autonomia e independência

Publicada em 08/10/2019, às 14h40

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso
Idosos participaram de uma oficina de reflexão para falar das atividades do cotidiano que gostam de fazer (ampliar)

Estimular a autonomia e a máxima independência na terceira idade é um dos principais objetivos do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) de Vitória. No mês do idoso, não podia ser diferente. Quem passou pelo local nesta terça-feira (8) participou de um café da manhã especial e variadas atividades.

A oficina de reflexão foi conduzida pela terapeuta ocupacional Kellen Marra Leal e pela psicóloga Geovana Cucco Margon. Elas conscientizaram cuidadores e idosos sobre a importância de atividades cotidianas de interesse destes, como ir ao supermercado, à feira livre ou à igreja, encontrar amigos, ler, escrever poesia, caminhar e cozinhar.

Para a terapeuta ocupacional, essas atividades permitem que eles façam escolhas que despertem o prazer e preservem sua autonomia. "Não é porque o idoso está em tratamento que ele tem que se afastar das atividades cotidianas, dos amigos e dos afazeres de seu interesse. É interessante estimulá-lo a participar de atividades sociais e familiares, sempre respeitando suas escolhas".

Segundo a diretora do Crai, Silvia Beltrame, sempre que possível e respeitando os limites dos idosos, é importante que eles continuem desenvolvendo suas atividades cotidianas. "Lembrar de atividades e contar histórias de sua vida para as pessoas próximas também pode ser um tipo de lazer. Eles precisam ter a oportunidade de se manifestar e escolher o que os faz felizes. A oficina veio para poder desmistificar e reforçar a importância do lazer e da vida social na rotina da pessoa idosa e identificar em quais atividades cada um encontra prazer. Às vezes ficar em casa, fazer comida, cuidar das plantas, conversar com familiares ou dançar traz satisfação e alegria para eles", afirma.

Ativar a memória é fundamental

Divulgação Semus
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso
"Como não posso mais trabalhar, eu procuro reforçar minha mente fazendo meus desenhos em casa", disse Melchiades (ampliar)

O aposentado Melchiades Ferreira da Silva, de 70 anos, disse ser feliz com suas lembranças. "Eu trabalhei a vida toda na construção civil. Hoje, como não posso mais trabalhar, eu procuro reforçar minha mente fazendo meus desenhos em casa, e isso me faz feliz". 

Crai

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) completou 24 anos em setembro. Oferece atendimento em geriatria e gerontologia para pessoas acima de 60 anos - moradoras do município de Vitória - com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, tais como: doença de Parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras.

O encaminhamento ao Crai é feito pelo médico da unidade de saúde, sendo precedido de avaliação clínico-funcional pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

O idoso encaminhado ao Crai passa por avaliação inicial, quando é definido o plano de cuidados, com propostas de intervenção de acordo com as demandas e necessidades apresentadas.

O tratamento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Após melhora ou estabilização do quadro clínico, o idoso recebe alta do serviço, sendo encaminhado à unidade de saúde de origem para continuidade do acompanhamento.

Onde fica
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.185, Forte São João
Telefone: (27) 3132-5010
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas

Voltar ao topo da página