Notícias

Horta comunitária na Casa do Cidadão incentiva alimentação mais saudável

Publicada em 04/05/2021, às 09h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semcid
Horta comunitária da Casa do Cidadão
Temperos, folhas e ervas medicinais estão sendo cultivados na horta comunitária implantada na Casa do Cidadão (ampliar)

Os espaços ociosos no pátio do estacionamento da Casa do Cidadão, em Itararé, ganharam novas e importantes utilidades. A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) criou uma horta comunitária no local, como forma de integração e conscientização e, também, como incentivo para uma alimentação mais saudável.

Temperos e folhas, como cebolinha verde, rúcula, agrião, quiabo, poejo, hortelã, pimenta biquinho, coentro, salsa, manjericão, alface e couve, e, ainda, ervas medicinais, como boldo, capim cidreira e cidreira, além de maracujá, fazem parte dos canteiros e espaços localizados entre os carros, que foram preparados, receberam adubos e, em breve, terão plaquinhas de identificação para cada uma das espécies cultivadas. A possibilidade de destinar as verduras aos servidores e à população ainda está sendo avaliada.

"A implantação da horta comunitária teve como objetivo chamar a atenção para a melhoria de vida dos cidadãos, mostrando o cultivo de alimentos saudáveis visando à incorporação deles na sua dieta diária, como, também, pelo convívio gerado pela atividade, que gera conscientização", apontou Neuzinha de Oliveira, titular da Semcid, que é responsável pela Casa do Cidadão.

Ainda segundo a secretária, com a implementação da horta comunitária, espaços que antes não estavam recebendo o devido cuidado ganharam nova serventia, passando a valorizar áreas no seu entorno. "Isso proporciona um ganho coletivo e, também, para o meio ambiente", destaca Neuzinha.

Veja galeria de fotos:

Horta comunitária da Casa do Cidadão

Voltar ao topo da página