Notícias

Há 15 anos salvando vidas, Lei Seca previne e reduz índice de acidentes

Publicada em 05/06/2023, às 18h30

Por Mariana Santos (mssilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Abordagens da Guarda Municipal no Maio Amarelo
Ação de fiscalização no trânsito da Guarda Municipal de Vitória. (ampliar)

Há 15 anos de sua validação, celebrados no dia 19 de junho, a lei 11.705, conhecida também como Lei Seca, vem salvando vidas em todo o Brasil. Em Vitória, com o objetivo de proibir que as pessoas dirijam sob influência de bebida alcoólica ou outra substância psicoativa, a Guarda Municipal de Vitória (GCMV) intensifica as ações de fiscalização e realiza, neste mês de junho, atos de conscientização.

A lei trouxe proibições para os motoristas que antes conduziam os veículos com concentração de álcool no sangue. Com isso, a cada ano, o número de acidentes e lesões ocorridas no trânsito por esta causa vêm diminuindo. Após a aprovação da norma, houve uma queda considerável na taxa de mortes decorrentes de acidentes em todo o Brasil, o que demonstra o resultado do trabalho das autoridades. 

Em uma ação de fiscalização realizada pela GCMV no início do mês, 200 testes de alcoolemia foram realizados e 7% dos condutores estavam sob efeito de álcool.

"Ainda é um número alto. Quem bebe e dirige arrisca a própria vida e a de todos no trânsito. Infelizmente o abuso de substâncias alcoólicas é comum, o que aumenta os riscos de acidentes ", apontou Brunno Xavier, Chefe de Trânsito da Guarda Municipal. 

O objetivo da Guarda é diminuir ainda mais o índice de condutores transitando sob efeito de bebida alcoólica nas ruas e avenidas do município. Aqueles que infringirem a lei estarão sujeitos à pena de multa e suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. 

"Não existe dosagem segura para o consumo de bebida alcoólica para quem vai dirigir. Mesmo com alguns condutores burlando as regras, é possível dizer que a lei, com seu rigor e o empenho em coibir essa prática, tem diminuído os resultados negativos resultantes dela", concluiu Xavier. 

Foto Divulgação
Abertura do Maio Amarelo
Ação de fiscalização no trânsito da Guarda Municipal de Vitória. (ampliar)

A Guarda Municipal de Vitória realiza ações de conscientização e de fiscalização utilizando as ferramentas que auxiliam na identificação destes condutores como o drone, vídeo monitoramento, etilômetro passivo e ativo, estatísticas nos principais corredores e dentro dos bairros. O intuito é reduzir consideravelmente o número de sinistros de trânsito no município de Vitória.

Sobre a lei

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, chamada de Lei Seca, é conhecida pelo que diz respeito ao consumo de álcool por motoristas. Ela foi aprovada com o intuito de diminuir os acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados. Se realizado o teste no condutor e for constatado que o motorista está sob a influência do álcool, o mesmo responderá conforme o art. 165, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que rege:

Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: infração gravíssima, além de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.


Voltar ao topo da página