Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guardiões Ambientais Mirins participam do desfile da Independência em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Voluntários do futuro - Defesa civil
Crianças e adolescentes do Programa Guardiões Ambientais Mirins marcaram presença no desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. (ampliar)
Foto Divulgação
Defesa civil
Os participantes integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Nova Palestina.

Em um ato de cidadania, amor à pátria e civismo, aproximadamente 40 crianças e adolescentes do Programa Guardiões Ambientais Mirins marcaram presença no desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado no domingo (7), na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a tradicional Beira-Mar, em Vitória.

Os participantes integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Nova Palestina e representaram, no evento, as ações da capital voltadas à formação de voluntários para atuação protagonista na Defesa Civil Municipal. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), em parceria com a Defesa Civil de Vitória.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, a participação dos Guardiões Ambientais Mirins Vitória em ações de civismo demonstra que a Prefeitura de Vitória está no caminho certo para formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar coletivo. 

O Coordenador da Defesa Civil de Vitória e Assessor Adjunto da Secretaria de Obras, Tarcísio Foeger, ressaltou que o programa vai além do aprendizado ambiental. "Além de aproximar crianças e adolescentes dos serviços que cuidam da cidade no dia a dia, o projeto é um importante instrumento de mobilização para o cuidado com o outro e de transformação social, pois possibilita vivências que podem mudar positivamente a perspectiva de vida dos participantes", afirmou.

Programa Guardiões Mirins

O projeto forma cidadãos ambientais mirins por meio de atividades educativas, democráticas e participativas. A formação tem carga horária de 32 horas, com encontros teóricos e práticos, e ao final os participantes recebem certificação e as instituições parceiras ganham um selo de reconhecimento.

Em 2025, participam do programa cerca de 60 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, no bairro Redenção, Grande São Pedro.

Mais informações sobre o programa podem ser acessadas no Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória, Interagevix.

Foto Divulgação
Voluntários do futuro - Defesa civil
O projeto Guardiões Mirins forma cidadãos ambientais mirins por meio de atividades educativas, democráticas e participativas.
Foto Divulgação
Voluntários do futuro - Defesa civil
Em 2025, participam do programa cerca de 60 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, no bairro Redenção, Grande São Pedro.