Notícias

Guardiões Ambientais Mirins iniciam vivência aprendendo sobre meio ambiente

Publicada em 06/06/2023, às 14h55 | Atualizada em 06/06/2023, às 17h09

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

André Sobral
Lançamento do Programa Guardiões Mirins

Os 40 Guardiões Ambientais Mirins de Vitória já começam a sua formação com a participação em várias atividades programadas para acontecer na praia situada próximo ao Iate Clube do Espírito Santo, nesta quarta-feira (07). Ação embarcada, de limpeza da orla e conhecimento de projetos em execução integram o trabalho de vivência e de celebração ao Dia dos Oceanos, comemorado nesta quinta-feira (08).

Logo cedo, às 8 horas, haverá o acolhimento dos estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva, de Mário Cypreste. Eles receberão orientação quanto às atividades a serem realizadas e serão organizados em grupos para a realização dos exercícios previstos no circuito e que ocorrerão ao mesmo tempo, e de forma rotativa, com alternância das equipes de estudantes.

Com os grupos formados, eles participarão das ações desenvolvidas pela equipe de Fiscalização, numa operação embarcada e que percorrerá áreas de proteção ambiental Baia das Tartarugas. Também conhecerão o projeto de recuperação de restinga, que utiliza a técnica de mosaico para o plantio, poderão fazer a coleta da água do mar para análise e posterior divulgação da balneabilidade das praias e, ainda, os trabalhos desenvolvidos na área de educação ambiental pelo Instituto Baleia Jubarte, do Projeto Tamar, e do Instituto de Pequisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

"Esse é um momento de vivência, especialmente preparado para eles, no qual poderão conhecer de perto as atividades técnicas do cotidiano da Semmam, na área de fiscalização, nas atividades de pesquisa e monitoramento dos ecossistemas e, ainda, projeto e ações de educação ambiental da secretaria e de institutos parceiros, dentre outras ações", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ação de limpeza

Os estudantes da primeira turma do programa Guardiões Ambientais Mirins também participarão de um mutirão de limpeza do ambiente praial, programado para ocorrer entre as 10h e 11h, no mesmo local onde desenvolveram as demais atividades. Às 11 horas ocorre o encerramento desta etapa de formação.

Programa Guardiões Mirins

O Programa Guardiões Ambientais Mirins de Vitória é uma iniciativa da Semmam, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a VPorts. Ele prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais, com o objetivo de estabelecer uma rede solidária.

O projeto vai possibilitar aos infantojuvenis, também, terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.

Participam desta primeira formação aproximadamente 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.

Os estudantes dessa primeira turma receberão aproximadamente 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e setembro, com a culminância e entrega da certificação prevista para o Dia da Árvore (21 de Setembro).


Voltar ao topo da página