Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guarda de Vitória investe em conhecimento e recebe capacitação sobre organizações criminosas

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Glacieri Carraretto
Guarda de Vitória investe em conhecimento e recebe capacitação sobre organizações criminosas
Guarda de Vitória participa de capacitação sobre organizações criminosas.
Glacieri Carraretto
Guarda de Vitória investe em conhecimento e recebe capacitação sobre organizações criminosas
Guarda de Vitória participa de capacitação sobre organizações criminosas.

Em constante aperfeiçoamento para sua atuação no enfrentamento à criminalidade, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) promoveu uma capacitação sobre organizações criminosas, na manhã desta terça-feira (27). A turma formada por 50 guardas municipais ouviu atenta à aula ministrada pelo Tenente Moraes, comandante da 6ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, que trouxe um panorama detalhado sobre o funcionamento e a estratégia das organizações criminosas que atuam no Espírito Santo.

O encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), teve como foco o aprofundamento no modus operandi das facções, além de análises sobre as dinâmicas de atuação em áreas elevadas.

O objetivo foi compartilhar experiências e fornecer subsídios técnicos para que os guardas municipais da Capital ampliem sua capacidade de resposta diante dos diferentes cenários de criminalidade. "Temos que fazer nosso papel, transcender as dificuldades e avançar com técnicas e ações que protejam o morador de bem", pontuou o Moraes.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ressaltou a importância de momentos como esse para a consolidação da política de segurança pública da capital.

"A palestra do tenente Moraes é uma forma de levar ao pleno conhecimento do efetivo a real situação de alguns pontos sensíveis. É importante compreender como funcionam as facções, o modo operante que utilizam, para que possamos buscar estratégias capazes de dificultar a ação desses indivíduos nas regiões de Vitória. Conhecer essa realidade por meio da experiência do tenente, que tem uma ampla atuação em patrulhamento, sobretudo em áreas elevadas, nos ajuda a pensar em alternativas e soluções para enfrentar o crime organizado", destacou.

A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, reforçou que a troca de conhecimento fortalece todas as instituições de segurança.

"A Guarda de Vitória está em constante evolução, investindo em capacitações e na qualificação do efetivo. A integração entre as forças de segurança é fundamental para o combate ao crime. Compartilhar experiências como a do tenente Moraes amplia nossa visão, traz novos referenciais e nos ajuda a aprimorar a forma de proteger a população", afirmou.

A capacitação faz parte de inúmeras capacitações da corporação, que aposta no treinamento contínuo como ferramenta para manter o alto padrão de atuação. Além do uso de novas tecnologias, equipamentos e metodologias, a formação intelectual e estratégica tem sido valorizada no fortalecimento da Guarda de Vitória