Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guarda de Vitória faz intervenção em trânsito para transporte de carga de dinheiro na capital

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Guarda de Vitória faz intervenção em trânsito para transporte de carga de dinheiro na Capital

Uma operação de transporte de valores chamou atenção de quem passava pelas ruas do Centro da capital, na tarde desta quinta-feira (28). A missão contou com a participação dos batedores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) para abrir caminho no trânsito para a passagem do comboio de carros-fortes do Banco Central entre o Aeroporto de Vitória, em Camburi, e o Banco do Brasil, no Centro de Vitória.  

Ao todo, nove batedores e duas viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória estiveram envolvidos na operação, além das equipes de patrulhamento ordinário. Todo o procedimento também contou com o apoio da Central de Monitoramento. 

Para manutenção da segurança, foi necessária a interdição total da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro, até o término do transbordo do dinheiro para a agência bancária local. Participaram também da ação a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e o Notaer.

Batedores

Missões como esta são uma da lista de atuações para a qual o Grupamento Tático Operacional (GTO), da Guarda Civil Municipal de Vitória, é treinado a realizar. Já interviu no trânsito para transporte de órgãos para doações, deslocamento de autoridades e até grávida em trabalho de parto. 

"São operações que, planejadas ou não, os agentes do GTO estão preparados para realizar. Somos treinados para conter o trânsito quando necessário de forma precisa e sem oferecer risco ao que está sendo transportado e também aos demais veículos. O objetivo é resguardar não somente o veículo que precisa se deslocar em urgência, mas também manter toda a segurança viária do percurso", pontuou Charles De Marchi, coordenador do GTO. 

A principal função do GTO, no entanto, são as ações de fiscalizações, por exemplo de  transporte escolar, veículos de cargas, blitzes em geral, e de ações de batedores para deslocamento de autoridades e cargas de valor. E também ajuda um coração a chegar a quem o espera ansiosamente.  

"É mais uma ação que a Guarda de Vitória mostra como está bem preparada para lidar com todas as nuances que a segurança viária e ostensiva apresenta no dia a dia", pontuou a comandante da instituição, Dayse Barbosa.