Uma operação de transporte de valores chamou atenção de quem passava pelas ruas do Centro da capital, na tarde desta quinta-feira (28). A missão contou com a participação dos batedores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) para abrir caminho no trânsito para a passagem do comboio de carros-fortes do Banco Central entre o Aeroporto de Vitória, em Camburi, e o Banco do Brasil, no Centro de Vitória.
Ao todo, nove batedores e duas viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória estiveram envolvidos na operação, além das equipes de patrulhamento ordinário. Todo o procedimento também contou com o apoio da Central de Monitoramento.
Para manutenção da segurança, foi necessária a interdição total da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro, até o término do transbordo do dinheiro para a agência bancária local. Participaram também da ação a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e o Notaer.
Batedores
Missões como esta são uma da lista de atuações para a qual o Grupamento Tático Operacional (GTO), da Guarda Civil Municipal de Vitória, é treinado a realizar. Já interviu no trânsito para transporte de órgãos para doações, deslocamento de autoridades e até grávida em trabalho de parto.
"São operações que, planejadas ou não, os agentes do GTO estão preparados para realizar. Somos treinados para conter o trânsito quando necessário de forma precisa e sem oferecer risco ao que está sendo transportado e também aos demais veículos. O objetivo é resguardar não somente o veículo que precisa se deslocar em urgência, mas também manter toda a segurança viária do percurso", pontuou Charles De Marchi, coordenador do GTO.
A principal função do GTO, no entanto, são as ações de fiscalizações, por exemplo de transporte escolar, veículos de cargas, blitzes em geral, e de ações de batedores para deslocamento de autoridades e cargas de valor. E também ajuda um coração a chegar a quem o espera ansiosamente.
"É mais uma ação que a Guarda de Vitória mostra como está bem preparada para lidar com todas as nuances que a segurança viária e ostensiva apresenta no dia a dia", pontuou a comandante da instituição, Dayse Barbosa.