Notícias

Gripe: 7 mil doses de vacina ainda estão disponíveis em Vitória

Publicada em 11/06/2018, às 18h29

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Vacinação Gripe
Vacinas contra a gripe continuam disponíveis nas unidades de saúde de Vitória

Na reta final da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está disponibilizando 7 mil doses de vacinas nas 28 unidades de saúde da capital que dispõem de salas de imunização.

Em todos os pontos de vacinação do município, há horários vagos para imunização de todos os grupos prioritários: gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores e funcionários do sistema prisional.

Grupos imunizados

Até a última sexta-feira (8), 92.601 pessoas foram imunizadas em Vitória, representando 89,82% do público-alvo da campanha. Idosos e professores foram os que mais aderiram à campanha, sendo que 102,3% dos idosos e 99% dos professores compareceram às unidades para se imunizar. Já entre as grávidas e as crianças, a procura foi menor, com 74% e 75%, respectivamente, de adesão.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério, alerta que a vacinação contra a gripe é importante pois essa doença pode se agravar e levar à morte o indivíduo mais frágil.

"As crianças e as gestantes formam o maior grupo a ser vacinado ainda. Por isso, os pais e as mulheres grávidas podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se proteger e imunizar suas crianças. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe, principalmente para os grupos prioritários", ressaltou Tatiane.

Unidades

O atendimento está disponível através do agendamento online em 28 unidades de saúde: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).


Voltar ao topo da página