Notícias

Grêmio Estudantil: Emef Ceciliano Abel de Almeida realiza oficina de protagonismo

Publicada em 12/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 12/05/2025, às 12h01

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Grêmio Estudantil na EMEF Ceciliano Abel de Almeida
Grêmio Estudantil na Emef Ceciliano Abel de Almeida (ampliar)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em Itararé, recebeu um evento importante para fortalecer a participação estudantil. A instituição sediou uma das Oficinas para Grêmios Estudantis, promovidas pela Gerência de Gestão Escolar (GGE), por meio da Coordenação de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis (Coces).

As oficinas fazem parte de uma série de ações da Educação para promover o protagonismo estudantil em 2025. O principal objetivo é ampliar a participação dos estudantes nos processos decisórios da escola e fortalecer os espaços de diálogo na comunidade escolar. Em um ano dedicado ao fortalecimento do movimento estudantil, as atividades buscam capacitar e sensibilizar os estudantes sobre a importância do grêmio escolar como uma entidade democrática e inclusiva.

Durante o encontro, representantes de turma e membros dos grêmios discutiram o papel da entidade estudantil no cotidiano escolar. O foco foi a reflexão coletiva sobre como o grêmio pode ser um espaço de escuta, diálogo e proposição, centralizando as demandas dos estudantes e contribuindo para a melhoria permanente da escola.

As oficinas também incentivaram os participantes a pensar em ações concretas para suas escolas, promovendo interação com outros membros da comunidade escolar, como professores, coordenadores pedagógicos e diretores. A troca de experiências tem sido essencial para garantir a efetividade dos grêmios, tornando-os espaços dinâmicos e capazes de influenciar positivamente o ambiente escolar.

Essas atividades estão sendo realizadas não apenas nas escolas que já possuem grêmios, mas também nas que estão em processo de implantação dessa importante representação estudantil. O objetivo é garantir que todos os estudantes, de todos os turnos, tenham um grêmio que os represente de forma justa e democrática, promovendo um ambiente mais participativo e inclusivo.

Com a realização das oficinas, é reafirmado o compromisso da capital com a formação e o fortalecimento dos grêmios estudantis, criando mais oportunidades para que os estudantes se tornem protagonistas do seu processo educativo e tenham um espaço onde suas vozes possam ser ouvidas e respeitadas. A expectativa é que essas ações se ampliem ao longo do ano.

Segundo Rafael Leite, Coordenador de Acompanhamento aos Conselhos de Escolas e Colegiados Estudantis, os grêmios são essenciais para fortalecer a atuação dos estudantes na escola. "Eles possibilitam o debate, a criação e o fortalecimento de diversas iniciativas, tanto dentro da escola quanto em sua comunidade local. São espaços fundamentais para o aprendizado, a prática da cidadania, a convivência, a colaboração, a responsabilidade e, principalmente, a luta por uma educação de qualidade. Os grêmios promovem a participação ativa dos estudantes e contribuem para a democratização do ambiente escolar", afirmou.

A professora de Educação Física, Carla Duarte Souza, ressaltou a importância das oficinas nas escolas. "As oficinas oferecidas pela Secretaria de Educação são fundamentais, pois criam, junto aos estudantes do grêmio, um ambiente de criatividade e pensamento crítico. Elas estimulam os estudantes a enxergarem o grêmio como um espaço democrático, onde eles são os protagonistas de suas ações. Além disso, as oficinas também auxiliam no direcionamento do trabalho com o professor referência, fortalecendo a parceria e a colaboração dentro da escola", destacou.


Voltar ao topo da página