Notícias

Grande ação de limpeza no manguezal de São Pedro reunirá catadores e pescadores

Publicada em 02/02/2024, às 16h25

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti


  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Ação de limpeza no manguezal da região de Maria Ortiz
Ação de limpeza no manguezal (ampliar)

O manguezal da orla da Região de São Pedro, na capital, será palco de um grande movimento de limpeza, nesta segunda-feira (05), a partir das 8 horas. Haverá ação de mobilização da comunidade local e dos catadores de caranguejo, abordagens educativas e sensibilização da população sobre a importância de cuidar e preservar esse ecossistema, que faz parte da cultura da cidade. O local de encontro para as ações será no final da rua do CEU de Santo André.

A ação também tem como objetivo reforçar sobre a campanha de divulgação do segundo período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que tem início no próximo dia 10 e vai até o dia 15 de fevereiro. A andada é o período reprodutivo dos caranguejos e ocorre quando os machos e as fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e as fêmeas liberarem os ovos.

Pescadores

A iniciativa contará com a parceria dos catadores de caranguejo e com o reforço dos pescadores, cujas categorias a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado importantes conquistas. Com a nova legislação do município, que desburocratizou o pagamento do benefício durantes os períodos de defeso, os catadores são parceiros essenciais e fundamentais na promoção das ações e atividades de educação ambiental, que visam preservar e cuidar dos manguezais de Vitória.

"Com os pescadores não tem sido diferente, uma vez que a nova legislação tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, por meio da pesca artesanal, como fonte de alimentação, emprego, renda, lazer e cultura, harmonizando-a com a preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade, a partir da pesca assistida em Vitória que possibilitou a entrega de autorizações e carteiras no mês de dezembro do ano passado", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ação de limpeza

As ações de limpeza no manguezal serão realizadas pelos catadores de caranguejo, pescadores e da equipe da Central de Serviços da Prefeitura. A equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da limpeza, realizará abordagens educativas junto à população local, comércios e residências. Já as ações de limpeza a serem empreendidas nas áreas mais internas do manguezal serão conduzidas por um grupo de catadores de caranguejo em suas embarcações com o apoio embarcado dos agentes de Fiscalização da Semmam e do Salvamar.

Parceria com grupos sociais

A ação "Manguezal de Vitória, Conhecer para Preservar" é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com grupos sociais, como catadores de caranguejo, pescadores, Synergia, além da equipe embarcada do programa Salvamar e dos coletores de Resíduos da Secretaria de Serviços.

A iniciativa contará também com apoio dos servidores da Semmam, que atuam na Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas, na Educação Ambiental e nas operações embarcadas da Fiscalização Ambiental, visando atividades tanto na borda do mangue quanto nas áreas mais internas do manguezal.

Período de Andada

Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos-uçá machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. A proibição da cata e da comercialização visa à preservação da espécie.

O novo calendário está alinhado com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o ano de 2024, em função de os períodos estimados cientificamente coincidirem com as estimativas nacionais. O calendário foi aprovado pela sociedade civil, em reunião pública, e pela Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.

Período das andadas:
1º Período: de 12 a 17 de janeiro de 2024 (Lua Nova)
2º Período: de 10 a 15 de fevereiro de 2024 (Lua Nova)
3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (Lua Nova)
4ª Período: de 9 a 14 de abril de 2024 (Lua Nova)


Voltar ao topo da página