Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Grafite feito por atendidos do Projovem reflete sobre preconceito e violência

Publicada em 08/08/2019, às 08h00

Por Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao

Cajun Maruipe

Atendidos do Projovem de Maruípe fizeram pinturas de grafite após participar de oficinas

Cajun Maruipe Kleber Adiel

Adiel Silva fez a arte após receber orientações do educador social Kleber Marins

Com o objetivo de refletir e conscientizar a juventude sobre temáticas atuais, como preconceito e diversidade de gênero, adolescentes acompanhados pelo Projovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Claudionor Lopes Pereira (Maruípe) participaram de oficinas de grafite e conheceram um pouco de arte também.

Eles participaram das oficinas com a publicitária, ilustradora e grafiteira Lu Bicalho, que utilizou como técnica o spray, e com o educador social do Projovem, Kleber Rodrigues Marins. Foi uma oportunidade de os jovens expressarem seus sentimentos nas ilustrações.

Sonhos

"Sou muito tímido e mal consigo me abrir com as pessoas. Encontrei no desenho e no grafite uma forma de expressar meus sentimentos, meus desabafos e meus desejos e sonhos", disse Adiel Silva Bernardino, de 18 anos.

Caminhos

"A importância do grafite para os jovens é poder aproximá-los da arte mais acessível. A arte, o esporte e a cultura podem ajudar a conduzir o indivíduo a trilhar novos caminhos. Com a arte do grafite, podemos expressar nossos sentimentos e emoções", disse Lu Bicalho.

Transformação

"As oficinas trataram de preconceito, diversidade de gênero, homofobia e enfrentamento da violência contra criança e adolescente. Nelas, eles realizaram os desenhos, que foram transformados em grafite. Isso só reforça a dedicação e o comprometimento dos nossos jovens. Estou orgulhoso com a arte e a criação de todos", afirmou Kleber Rodrigues Marins.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site