Notícias

Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional debate sobre combate a incêndios

Publicada em 21/08/2019, às 17h07

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Primeiro socorros de combate a incêndio
Equipe do Banco de Alimentos participou de capacitação para agir em casos de emergência
Guiomedce Paixao
Primeiro socorros de combata a incêndio
Roda de conversa foi conduzida pelo vigilante Rômulo de Araújo, que tem 15 anos de atuação na PMV

Com o objetivo de capacitar a equipe do Banco de Alimentos de Vitória para prevenir incêndios e lidar em situações de emergência, a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional promoveu uma roda de conversa para a equipe na manhã desta quarta-feira (21).

O tema da atividade foi "Primeiros Socorros e Combate a Incêndios", conduzida pelo vigilante patrimonial Rômulo de Araújo, que tem 15 anos de atuação na Prefeitura de Vitória.

"Estamos aqui hoje prontos para atuar no nosso dia a dia, passando nossas vivências e o que aprendemos ao longo da nossa história", disse Araújo.

Primeiros socorros

"Essa formação é muito importante para entendermos sobre esse assunto, além de saber como lidar em situação emergencial de incêndio ou princípio de fogo. Precisamos ter noção de como efetuar os primeiros socorros", disse a estagiária de Nutrição Sophia Roldi.

"Em casos de primeiros socorros, é preciso analisar o sinistro e verificar também se a vítima está consciente ou não, se é possível se comunicar e identificar o que ela tem. Caso não esteja lúcida, tem que verificar se está com as vias aéreas obstruídas. Deve-se acionar o 192 ou o 193 para conseguir ajuda. Em qualquer situação, é primordial manter a calma para ajudar alguém", explicou Araújo.

"Essa capacitação foi pensada e ministrada pela própria equipe, a partir da necessidade de trabalhar assuntos relevantes para o dia a dia do serviço, que, às vezes, pode, até passar despercebidos, mas que precisam ser mencionados para ampliação do conhecimento de todos", explicou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira.

Ações educativas

"Hoje tivemos a segunda edição do ciclo de formação interna da equipe, que nasceu da percepção da necessidade de voltar as ações educativas para dentro do nosso equipamento, como forma de valorização dos nossos servidores e colaboradores em diferentes temáticas", argumentou a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Silote Barbosa.

"Parabéns a toda a equipe da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional pela iniciativa de desenvolver um treinamento sobre combate a incêndios e primeiros socorros. Isso demonstra o quanto todos estão comprometidos em realizar sempre um trabalho de excelência", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.


Voltar ao topo da página