Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Geração de renda: projeto Mãos que Trabalham forma 18 novos cabeleireiros

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Igualdade de gênero
  • Trabalho decente e crescimento econômico

Procon Vitória
Formatura do projeto Mãos que Trabalham
Formatura dos 18 novos cabeleireiros aconteceu em solenidade na Casa do Cidadão, com a presença do secretário Bruno Toledo (Semcid) (ampliar)

Orgulho, esperança, vitória, superação e uma oportunidade na vida. Foram as palavras mais proferidas pelos 18 formandos do curso de cabeleireiro e barbeiro do projeto "Mãos que Trabalham", uma parceria entre a Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) e Prefeitura de Vitória, executado com recursos do Fundo do Procon Municipal.

A solenidade de entrega do diploma aconteceu na noite da última terça-feira (15), na Casa do Cidadão, em Itararé. Todos os formandos também receberam um kit com secador, chapinha, escovas, entre outros produtos básicos para garantir a entrada no mercado de trabalho.

Géssica Barbosa das Virgens, de 27 anos, moradora de Maria Ortiz, contou que, apesar de ser trançadeira (profissional que aplica tranças ou trança cabelos), formar-se como cabeleireira ampliou as chances de inserção no mercado de trabalho.

Vitória

Para Loly, 24, que mora em Santo Antônio, estar entre os formandos teve um impacto ainda maior na sua vida. "Encontrei no projeto 'Mãos que Trabalham' apoio não só para estudar e conseguir meu diploma, mas psicológico para vencer meus medos, minha insegurança e confiança para dizer: eu tenho uma profissão. Eu sou cabeleireira, barbeira e designer de sobrancelha".

Procon Vitória
Formatura do projeto Mãos que Trabalham
Loly, que foi uma das formandas, comemorou: "Eu tenho uma profissão" (ampliar)

Loly revelou ainda que, além do diploma, ganhou uma família. "Uma família que investiu na minha capacitação e que está me dando uma oportunidade de ter um emprego ou até montar meu próprio negócio".

Orgulho

O sorriso do colega de turma Marco Aurélio deixava transparecer o orgulho que sentia de si mesmo. Em discurso para a turma, ele desabafou: "Chegamos aqui com a graça de Deus. Tivemos uma oportunidade única de aprender, nos capacitar e nos tornarmos profissionais. Sabemos que a vida lá fora é cheia de desafios, mas já termos chegado até aqui já mostra que somos vencedores e podemos ir além".

Marco histórico

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, disse que a formatura é um momento histórico. "Estamos ao mesmo tempo contribuindo para a melhoria das relações de consumo na cidade, garantindo direitos e promovendo a inclusão social por meio da qualificação profissional de uma população fortemente discriminada".

A subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, destacou a importância da capacitação. "Nos doamos para que tudo desse certo. Lutamos e defendemos todas nossas ações, a importância desse projeto e a parceria com a Gold. Hoje, podemos chegar aqui e dizer: 'Parabéns, time daí (formandos) e time daqui (toda Semcid)!'".

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, reforçou o sucesso da parceria com a Gold. "Vencemos. Parabéns a todos pela linda trajetória percorrida até aqui".

Já a gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Oliveira, ressaltou que curso proporcionou não só conhecimentos específicos da área, mas deu noções de Direitos Humanos, contribuindo para que eles fossem ainda mais humanos na sua essência.

Projeto

O projeto "Mãos que Trabalham" participou do edital de chamamento público nº 001/2018 da Semcid para capacitar 20 pessoas LGBTI+ de Vitória no curso de cabeleireiro completo, incluindo barbearia e design de sobrancelhas, com carga horário total de 400 horas.

O presidente da Gold, Diego Herzog, destacou que o curso beneficiou 9 homens e 9 mulheres moradores de Vitória.Dos 18 alunos que receberam diploma, 12 eram jovens com idade entre 18 anos e 29 anos. "Só temos a comemorar essa diversidade", celebrou Diego.

Durante o curso, os alunos participaram também de workshops em cidadania, direitos humanos, direitos do consumidor, formalização de empresas, além daqueles técnicos ministrados por profissionais do mercado capixaba.