Notícias

Gentileza gera gentileza na sala de aula, na comunidade e em todos os lugares

Publicada em 07/06/2023, às 15h35

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Gentileza Emef CAA
Projeto "Gentileza gera Gentileza" desenvolvido com estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

A gentileza é o jeito mais bonito de ser o sol no dia nublado de alguém. É o bom dia ou boa tarde sincero, o sorriso compartilhado, o abraço que não se espera e melhora o humor no mesmo instante. Essa característica humana que engloba bondade, generosidade, amor e afeto, a gentileza é a qualidade de ser gentil, de ser acolhedor, doador, amável. Um aspecto a ser celebrado, a ser construído em cada pessoa. E gentileza também se aprende e se pratica no espaço escolar.

Gentileza também pode ser uma pessoa. José Datrino, que fazia inscrições de frases gentis nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro, e se tornou uma espécie de personalidade daquela cidade, recebeu o apelido de Profeta Gentileza, eternizado em música por Marisa Monte.

Foto Divulgação
Gentileza Emef CAA
Projeto "Gentileza gera Gentileza" desenvolvido com estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

A vida do artista urbano inspirou a professora de Artes Renata Moura a desenvolver o projeto "Gentileza gera Gentileza" na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé. O principal objetivo é resgatar na comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformar comportamentos.

"Envolvemos as turmas do 4º ao 9º ano, estimulando, através de trabalhos didáticos e diálogos, o desenvolvimento de posturas necessárias para a criação e preservação de bons relacionamentos no dia a escolar e familiar. E apresentamos também a vida do Profeta Gentileza, trabalhando ainda com a canção de Marisa Monte", contou a educadora.

O projeto conquistou os estudantes. "Com a gentileza, a gente consegue ter paz. Tudo que a gente quer é ter paz. Paz na escola e paz no nosso bairro", disse a estudante Jamilly Ribeiro dos Santos. do 5º ano, a estudante Izadorah Quintiliano destacou a saída da escola como atividade preferida. "Eu gostei de sair na rua para chamar a gentileza na vida das pessoas", contou.

Foto Divulgação
Gentileza Emef CAA
Projeto "Gentileza gera Gentileza" desenvolvido com estudantes da Emef Ceciliano Abel de Almeida. (ampliar)

Envolvimento da escola

Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes produziram histórias em quadrinhos sobre o respeito ao ambiente escolar; assistiram ao documentário sobre a vida e a obra do Profeta Gentileza; ouviram, interpretaram e contextualizaram a música "Gentileza"; fizeram releituras dos trabalhos de José Datrino; criaram acrósticos com a palavra "gentileza" (um acróstico é uma composição poética na qual certas letras de cada verso, quando lidas em outra direção e sentido, formam uma palavra ou frase); realizaram um mural com frases; assistiram ao filme "Extraordinário", participando de um bate-papo sobre o respeito às diferenças; e fizeram uma caminhada pelo bairro.

Além dos estudantes, profissionais da escola também aprovaram a realização do projeto com as turmas. "Ah, eu adorei! Senti a escola viva, conectada com a comunidade! Que legal! Parabéns a todos!", celebrou o professor de Ciências Victor Colombi.

A pedagoga Débora Alice Carvalho comemorou o sucesso da atividade. "Os estudantes entenderam a mensagem e isso é muito importante!" O envolvimento das turmas chamou a atenção da professora de Língua Portuguesa Maria de Lourdes. "Foi maravilhoso ver nossos estudantes tão felizes e o abraço da comunidade", destacou.


Voltar ao topo da página