Notícias

Gavião ameaçado de extinção é solto em Vitória, após resgate e recuperação

Publicada em 13/05/2022, às 17h05 | Atualizada em 13/05/2022, às 17h29

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Fernanda Sant'Anna


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Radan Brendon
Soltura de um gavião ameaçado de extinção que foi resgatado pela equipe da SEMMAM
Soltura de um gavião ameaçado de extinção que foi resgatado pela equipe da Semmam. (ampliar)
Radan Brendon
Soltura de um gavião ameaçado de extinção que foi resgatado pela equipe da SEMMAM
Soltura de um gavião ameaçado de extinção que foi resgatado pela equipe da Semmam. (ampliar)

Mais um animal ameaçado de extinção volta ao seu habitat natural em Vitória. O Serviço de Resgate de Animais Silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou a soltura de um gavião-pombo-pequeno (Amadonastur Iacernulatus), no Parque da Fonte Grande. Essa é a quarta vez em dez anos que Vitória registra a presença dessa espécie em seu território. 

O Serviço de Resgate de Animais Silvestres recebeu o chamado de uma moradora de Jardim da Penha, no último dia 05. O biólogo Saulo Ramos, da Semmam, se dirigiu ao local. O gavião havia colidido com uma janela e precisou ser encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo (Ipram). A ave foi medicada e passou por radiografia.  

Resgates

Desde o início de 2022, a equipe do Serviço de Resgate de Animais Silvestres recolheu 58 animais, no município de Vitória, sendo a metade deles mamíferos, como gambás, saguis e ouriços-cacheiros. Também foram resgatados 25 aves e quatro quelônios, como cobras, tartarugas, jabutis e tigres d'água. Em 2021, 230 animais foram resgatados pela Semmam.

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta a ligar imediatamente para o Serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento. O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, levado ao Ipram, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

O atendimento do Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres é feito pelo telefone (27) 99724-2788 ou pelo 156.


Voltar ao topo da página