Notícias

Gabinete Itinerante tem dobro do número de propostas de moradores

Publicada em 09/08/2019, às 18h12

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Iohana Kroehling, Alberto Frederico Salume Costa, Mateus de Sá Mussa, Henrique Valentim Martins da Silva no Gabinete Itinerante Consolidado
Auditório do Palácio Municipal recebeu Gabinete Itinerante Consolidado. "Faz parte do nosso modelo de gestão compartilhada", disse Mateus Mussa (ampliar)
Leonardo Silveira
Henrique Valentim Martins da Silva no Gabinete Itinerante Consolidado
"É algo de concreto o que vocês levaram dessas discussões do Gabinete Itinerante e passarão a compor o orçamento", disse Henrique Valentim (ampliar)

Com o dobro de demandas cadastradas este ano, o Gabinete Itinerante da Prefeitura de Vitória reflete uma fórmula de sucesso da gestão: a de estar ao lado dos munícipes ouvindo e registrando pedidos, ideias e opiniões. Nesta quinta (8), no auditório do Palácio Municipal, lideranças comunitárias e gestores estiveram reunidos no Gabinete Itinerante Consolidado para dialogar sobre os resultados obtidos.

Um vídeo com as principais ações realizadas pela Prefeitura no primeiro semestre deste ano foi apresentado.

“O Gabinete Itinerante Consolidado faz parte do nosso modelo de gestão compartilhada. A gente divide o gabinete em etapas. A primeira é o Gabinete Online, em que toda a população pode opinar no site da PMV em todas as áreas, registrando as prioridades de suas regiões. Em seguida, aconteceu o Gabinete Itinerante em cada região administrativa da cidade. Este ano, registramos um crescimento da participação da população”, disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

“O recurso que está disponibilizado para essas secretarias vai ser realocado na medida do possível. É algo de concreto o que vocês levaram dessas discussões do Gabinete Itinerante e passarão a compor o orçamento, que será entregue até o dia 30 de setembro", disse o secretário municipal de Fazenda, Henrique Valentim.

Demandas

No ano passado, o número de demandas registradas foi de 1.107, e, este ano, saltou para 2.409. Os principais serviços solicitados foram: melhoria da segurança pública, reforço da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), sinalização de trânsito, iluminação pública, ampliação da rede wi-fi do Vitória Online, entre outros pedidos.

Prestação de serviços

"O Gabinete Itinerante é uma ferramenta de aproximação com a sociedade, que guia a gestão em direção às principais demandas dos munícipes e ajuda a viabilizar a gestão compartilhada. As demandas mais solicitadas nos Gabinetes Itinerantes de 2019 envolvem a prestação de serviços que já fazem parte da rotina da Prefeitura de Vitória, o que por si só indica que a atual infraestrutura da cidade atende bem à população, provando que o modelo de gestão está no caminho certo", disse a gerente de Planejamento e Projetos, Joana Ventorim.

Ações previstas

Durante o encontro, a Prefeitura já anunciou algumas ações que já estão em andamento:

- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva: entrega prevista para 2019
- Emef Paulo Reglus: entrega prevista para 1º semestre de 2020
- Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla Militão: em fase de elaboração de projeto, com início de obras previsto para o 1º semestre de 2020
- Cmei Theodoro Faé: entrega prevista para agosto de 2019
- Cmei Zenaide Genoveva: receberá manutenção no 2º semestre de 2019
- Rede wi-fi: ampliação para 500 pontos de internet gratuita até 2020
- Ampliação do Cerco Inteligente de Segurança
- Ampliação do Bairro Iluminado, com instalações de lâmpadas mais potentes em todos os bairros.


Voltar ao topo da página