Operações integradas entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Saúde (Semus) e Segurança Urbana (Semsu) têm reforçado o uso comum e equilibrado dos espaços de bares e restaurantes na capital. Em dois meses de ações, já foram identificadas 40 irregularidades em estabelecimentos comerciais.
As equipes avaliam índices de ruído, fluxo livre de pedestres em calçadas, cadeiras e mesas nos locais adequados, cumprimento de exigências da Vigilância Sanitária, entre outras possíveis irregularidades.
Glacieri Carraretto
"Nosso foco é o bem-estar de quem frequenta e quem reside perto de estabelecimentos, coibindo a poluição sonora, o uso desordenado de mesas e cadeiras nas ruas, calçadas livres e outros itens. Vitória é uma cidade bem organizada e, por isso, é necessária essa manutenção de fiscalização para que o lazer e respeito andem sempre juntos", descreveu Brunno Xavier, analista da Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória.
Ao todo, foram realizadas 26 operações, que são planejadas de acordo com denúncias dos moradores pelo 156 ou pelo aplicativo Vitória Online. "É o canal oficial em que todo cidadão pode colaborar com o registro do que viu. Essa denúncia é verificada no local descrito e se for constatada a irregularidade, o estabelecimento poderá ser notificado", pontuou Brunno.
Glacieri Carraretto
As denúncias levaram os fiscais a percorrerem 13 bairros de diversas regiões da cidade, como Praia do Canto, Jardim Camburi, Maria Ortiz, Romão, Santo Antônio e Centro.
A Prefeitura de Vitória reforça que novas operações como essa continuarão a ser realizadas em toda a cidade, promovendo ações de prevenção, fiscalização e orientação.