Notícias

Fiscais de transportes orientam profissionais e usuários sobre uso de máscaras

Publicada em 22/05/2020, às 09h05

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar

Divulgação Setran
Fiscais orientam profissionais do transporte municipal sobre uso de máscaras
Fiscais também abordam taxistas para falar da importância e da obrigatoriedade do uso de máscaras (ampliar)
Divulgação Setram
Fiscais de transporte
Rodoviários do sistema municipal de transportes também são abordados pelos fiscais nas ações (ampliar)

Os fiscais de transportes de Vitória também estão atentos ao uso de máscaras de proteção por parte dos usuários dos meios de transporte existentes na capital.

Os servidores, que atuam junto a ônibus, taxistas, motoristas de aplicativos, serviço Porta a Porta e também na fiscalização do transporte clandestino, estão regularmente orientando tanto os profissionais quanto os passageiros.

A equipe faz o trabalho em abrigos de ônibus e nas garagens das empresas, em locais de maior movimentação de passageiros e pontos de táxis.

Obrigação

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim, o uso de máscaras é obrigatório em todo o município. Ela explica que os fiscais estão orientando os passageiros do sistema de transporte municipal diariamente sobre a obrigatoriedade e a necessidade do uso do produto de proteção.

"A maioria dos trabalhadores e dos usuários está atenta e usa as máscaras. No entanto, não podemos nos descuidar", destacou Ana Elisa.

Em casos de necessidade, os fiscais contam com o apoio de agentes da Guarda Municipal para suporte e auxílio em algumas situações.

Qualidade

Ana Elisa destaca que a fiscalização é feita também para garantir que os usuários tenham um transporte de qualidade. Ela disse que o ideal seria que todos pudessem ficar em casa no período de isolamento social, porém, para aquelas pessoas que precisam se deslocar no dia a dia, os cuidados devem ser redobrados.

"Lavar as mãos com água e sabão antes da colocação da máscara, amarrando os cordões atrás da cabeça e da nuca ou prendendo o elástico atrás das orelhas, evitar tocar na parte de dentro ou na frente da máscara, enfim, cuidados básicos também são necessários", destacou a secretária.

A utilização de máscaras no interior do coletivo é obrigatória do momento da entrada até a saída dos motoristas, cobradores e usuários. "O uso da máscara é fundamental como medida de prevenção da Covid-19 e todos devem seguir a regra. Nossos fiscais estão de prontidão para orientação", avaliou Ana Elisa.


Voltar ao topo da página