Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Final de semana de oficinas e clássicos da dança com renomada companhia paulista

Publicada em | Atualizada em

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui


João Caldas
São Paulo Companhia de Dança na coreografia Gnawa
A Companhia apresentará as coreografias "Gnawa", de Nacho Duato, "Tchaikovsky Pas de Deux", de George Balanchine, e "Sechs Tänze", de Jirí Kylián

A concorrida São Paulo Companhia de Dança, uma dos principais grupos do país, se apresenta neste final de semana em Vitória.

A companhia, que visita a capital pela primeira vez e tem direção de dois dos principais nomes do balé latino-americano, Inês Bogéa e Iracity Cardoso, vai apresentar três coreografias no Theatro Carlos Gomes e oficinas formativas na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi.

A Companhia chega a Vitória para apresentar as conceituadas coreografias “Gnawa”, de Nacho Duato, “Tchaikovsky Pas de Deux”, de George Balanchine, e “Sechs Tänze”, de Jirí Kylián.

A São Paulo Companhia de Dança, criada em janeiro de 2008, pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, é uma companhia de repertório, que abarca desde coreografias de referência da dança até coreografias inéditas criadas por diferentes artistas, especificamente para o seu corpo de dança.

Além da apresentação dos espetáculos, a São Paulo Companhia de Dança vem ao Estado para reforçar a formação dos estudantes e professores locais.

A Palestra com o professor é uma atividade que tem início com a pesquisa de um tema ligado ao universo da dança. O encontro contextualiza a dança nas diferentes disciplinas do ensino formal e não-formal e instiga o professor a realizar algumas experiências sensoriais, levando à percepção do movimento corporal nas diferentes atividades em sala de aula.

No Espetáculo Aberto para Estudantes são apresentados, ao vivo, trechos de obras e parte do processo coreográfico em vídeo, além de oferecer aos participantes folhetos infanto-juvenis, com linguagem especializada sobre as obras executadas.

Sobre a Companhia

Dirigida por Iracity Cardoso e Inês Bogéa, a São Paulo Companhia de Dança tem a difusão da dança – produção e circulação de espetáculos – como o núcleo principal de seu trabalho. Desde seu surgimento, a São Paulo Companhia de Dança já lançou um livro de ensaios e 19 documentários.

Sobre as diretoras

Inês Bogéa, doutora em Artes pela Unicamp, é professora da USP, escritora e documentarista. Foi bailarina do Grupo Corpo (1989-2001). Escreveu sobre dança para a Folha de S. Paulo, de 2000 a 2007, e é autora de O Livro da Dança (Companhia das Letrinhas, 2002) e Contos do Balé (CosacNaify, 2007).

Iracity Cardoso foi diretora artística do Ballet Gulbenkian (Portugal, 1996-2003); codiretora (1988-93), assistente de Direção e bailarina (1980-88) do Ballet du Grand Thêatre de Genève (Suíça). Participou da transformação do Corpo de Baile Municipal de São Paulo (1974-80).

Reginaldo Azevedo
São Paulo Companhia de Dança na coreaografia Tchaikovsky Pas de Deux
Além da apresentação dos espetáculos, a São Paulo Companhia de Dança vem ao Estado para reforçar a formação dos estudantes e professores locais

Foi bailarina e professora do Ballet Stagium (1972-74), bailarina do Staats Theater Karlsruhe (Alemanha, 1966-67), do Stadt Theater Bonn (1965-66) e da Opéra de Marseille (França).

Sobre as coreografias

Gnawa (2005): De autoria do consagrado criador Nacho Duato e é inspirada no universo étnico e religioso de uma confraria mística muçulmana do Norte da África.

Tchaikovsky Pas de Deux (1960): A coreografia de George Balanchine é uma obra de oito minutos que exige grande virtuosismo técnico dos bailarinos ao mesclar técnicas clássicas e neoclássicas, num tributo ao balé romântico.

Sechs Tänze (1986): De Jirí Kylián, é um trabalho que une dança e humor. O coreógrafo compôs seis peças aparentemente sem sentido que dialogam para protestar e fazer uma crítica aos valores vigentes à época em que as Sechs Deustsche Tänze KV 571, de Wolfgang Amadeus Mozart, foram compostas.

Serviço

- Espetáculos

São Paulo Companhia de Dança

Quando: dias 4 e 5 de fevereiro, às 20h30, e dia 6 de fevereiro, às 19h.
Onde: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória.
Repertório: “Gnawa”, de Nacho Duato, “Tchaikovsky Pas de Deux”, de George Balanchine, e “Sechs Tänze”, de Jirí Kylián.
Direção: Inês Bogéa e Iracity Cardoso.
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Apresentação para estudantes
Quando: dia 4 fevereiro, às 15h
Onde: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória.
Entrada franca.

- Atividades formativas

Encontro “Palestra com o Professor”
Com Inês Bogéa
Quando: 03 de Fevereiro, às 19h
Nº de vagas: 70

Oficina para bailarinos “Técnica de Balé Clássico”
Quando: 05 de Fevereiro, às 10h
Nº de vagas: 30

Oficina para bailarinos “Técnica de Martha Graham”
Quando: 05 de Fevereiro, às 11h30
Nº de vagas: 30

Inscrições para as oficinas pelo e-mail educativo@spcd.com.br
Onde: Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro
Informações: (27) 3132-8398 e 3382-6924